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dc.contributor.advisorIsidro-Filho, Antoniopt_BR
dc.contributor.authorConceicão, Antônio Marcos dapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:05Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:56:57Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:05Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:56:57Z-
dc.date.issued2008-06pt_BR
dc.identifier.citationCONCEICÃO, Antônio Marcos da. Estratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensão. 2008. 67 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2598-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo verificar os mecanismos de enfrentamento de Coping dos profissionais de um laboratório de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição de ensino superior privada. O estresse e as suas repercussões na vida das pessoas devem ser analisados em um contexto multi-causal, assim como todo processo de adoecimento pode ser compreendido. Quando o estressor causa problemas significativos na vida do indivíduo, as diferenças individuais referentes à vulnerabilidade orgânica e à forma de avaliar e enfrentar a situação inadequadamente contribuem para seu desequilíbrio. Folkman e Lazarus (1984, apud SEIDL; TRÓCCOLI; ZANNON, 2001) denominaram Estratégias de Coping “como todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de estresse. As diferentes maneiras de lidar com as situações estressantes, que são ações deliberadas aprendidas, usadas e/ou descartadas, podem constelar padrões de comportamento que se repetem ao longo da vida do indivíduo, não necessariamente de forma consciente. Essa reação de mobilização de recursos naturais tem o objetivo de manter o equilíbrio do organismo, diminuindo a resposta de distress”. A palavra Coping não possui tradução literal para o português, mas seu significado aproximado pode ser entendido como lidar ou enfrentar. Participaram deste estudo 60 empregados de uma instituição de ensino de Brasília com ocupações profissionais variadas. Para essa pesquisa foi utilizado um questionário com 29 itens a serem respondidos segundo a escala de Lickert de 5 pontos. A partir das correlações de significância estatística s, os resultados da pesquisa indicaram que profissionais com maior nível de escolaridade, com cargos mais altos e maior faixa de idade, apresentam repertório de estratégias mais ampliado para manejar e controlar situações estressoras no ambiente e trabalho. Recomenda-se aos gestores do setor onde se realizou a coleta de dados, o desenvolvimento de pesquisas qualitativas adaptadas a cada ocupação profissional do setor para que sua articulação com os números possa instrumentalizar com efetividade as ações gerenciais, no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores e produtividade. Objetivando o sucesso da Organização.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnfrentamento de estresse-
dc.subjectEstratégia de coping-
dc.subjectProfissional de laboratório-
dc.titleEstratégias de Coping de profissionais de um laboratório de ensino pesquisa e extensãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-06pt_BR
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