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dc.contributor.advisorVeiga, Heilapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Ludimila Fariapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:06Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:56:58Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:06Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:56:58Z-
dc.date.issued2008-06pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2602-
dc.description.abstractA avaliação de desempenho é um dos temas que compõem a área de gestão de pessoas. Esse assunto é importante por proporcionar a identificação, mensuração, e a administração do desempenho humano nas organizações. Com isso a avaliação de desempenho valoriza o capital intelectual que se encontra na organização. O objetivo geral desse trabalho é avaliar a percepção dos trabalhadores em relação a implantação de um programa de avaliação de desempenho e propor melhorias. Para atingir esse resultado foram delimitados os objetivos específicos que são: (a) identificar os funcionários que já participaram do processo como avaliado e avaliador, (b) verificar a percepção desses funcionários em relação a avaliação desempenho que foi implantada na empresa, (c) identificar os pontos positivos e negativos da implementação dessa avaliação, (d) propor melhorias no processo de avaliação de desempenho. A pesquisa foi conduzida em uma empresa de bebidas que implantou uma avaliação de desempenho em seus funcionários em setembro de 2007. O modelo utilizado pela organização foi o da escala gráfica com avaliadores em 360 graus. A sua aplicação ocorreu nos funcionários que ocupam cargos de liderança e estratégicos. Para a condução desta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, sendo o instrumento utilizado uma entrevista semi-estruturada gravada e transcrita com sete funcionários da empresa, sendo cinco coordenadores, um gerente e um analista de diferentes setores da organização. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo segundo Bardin (1979 citado por Minayo, 2007). A análise de conteúdo das entrevistas redundou em nove categorias: benefícios dessa avaliação, avaliação como momento, a escolha dos avaliadores, cultura de comparação, cuidados na avaliação, parte qualitativa do instrumento, linguagem da avaliação, o que esse instrumento não capta e demora ao finalizar o processo. Com base nos dados perceber-se que os funcionários conhecem a sua finalidade. O instrumento da avaliação permitiu uma flexibilidade ao mensurar as competências e os avaliadores necessitam de proximidade com o avaliado para contribuir de forma satisfatória com o desenvolvimento dele. Para que o processo tenha maior credibilidade o instrumento da avaliação deve ser revisado para que seja específico aos cargos e com uma linguagem mais acessível. É necessário tornar a avaliação mais freqüente, com o período de avaliação determinado e a sua finalização deve ser mais rápida. Para que os participantes tenham maior maturidade ao realizar o processo se faz necessário treinamento em relação a utilização do mesmo. Dessa forma a avaliação de desempenho se tornará mais eficiente para a organização.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:56:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20359916.pdf.txt: 305753 bytes, checksum: 4af3d8bd6f5a964e84a6f6ba95810506 (MD5) 20359916.pdf: 565613 bytes, checksum: 03e03c7ddf106095fc704be228b15885 (MD5) Previous issue date: 2008-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenho-
dc.subjectProposta de melhoria-
dc.subjectPontos a serem melhorados-
dc.titleAvaliação de desempenho: análise de modelo e proposta de melhoriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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