Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVeiga, Heilapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Johana Thaise Alencarpt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:07Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:00Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:07Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:00Z-
dc.date.issued2008-12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2609-
dc.description.abstractCom as conseqüentes mutações sofridas pelas organizações no turbulento mundo do trabalho, estas passaram a se interessar gradativamente mais pelas inúmeras variáveis que impactam no desempenho dos trabalhadores, bem como os motivos que os levam a permanecer nesta e não em outra organização. Visualizando tais variáveis, acredita-se que atualmente vêm sendo uma constante falar em comprometimento e na presença de proatividade como indicadores do profissional adequado à dinâmica atual do mercado. Verificar a existência de relações entre Comprometimento Organizacional e emissão de Comportamentos Proativo, é o objetivo deste trabalho. Para tanto, fez-se uso da metodologia de pesquisa de campo aplicada em uma agencia reguladora dos serviços de energia elétrica do setor público, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Os dados foram obtidos a partir de dois de seus setores a saber, Superintendência de Mediação Administrativa – SMA e Superintendência de Gestão da Informação – SGI, ambas comportam duas realidades distintas de contratação: Terceirizados e Servidores Públicos. Distribuiu-se um total 130 questionários, número igual à quantidade de profissionais nos setores estudados. Deste total pôde-se contar com uma amostra válida de 107 respondentes, excluídos aqueles que não consentiram participação ou responderam de modo aleatório, indicado pela quantidade de respostas idênticas a todos os itens. Para realizar a pesquisa o questionário estruturado em de três partes, em que a primeira apresenta escalas de comprometimento organizacional adaptado por Siqueira em 2001 para a realidade brasileira; a segunda parte adotou o instrumento proposto por Kamia e Porto no ano de 2007 para medir o comportamento proativo dentro das organizações; na terceira consta a coleta de dados demográficos da população, além de termo de consentimento a participação. A partir dos resultados obtidos, visualiza-se que o comprometimento de maior expressão foi o afetivo, seguido do calculativo e normativo e que existem correlações positivas entre estes componentes. Percebem-se ainda diferenças estatisticamente significativa entre a natureza de contratação (servidor publico e terceirizado) e o tipo de comprometimento afetivo e calculativo. Verificaramse ainda correlações positivas entre comprometimento afetivo e normativo comparadas ao comportamento proativo, porém pode-se ainda presumir que outras variáveis podem exercer concomitantemente influência sobre as variáveis estudadas.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20360640.pdf.txt: 140301 bytes, checksum: e863a7d66dd32cf26ebda84983759aae (MD5) 20360640.pdf: 436249 bytes, checksum: b899e738e4d366a0696f03da88d991d4 (MD5) Previous issue date: 2008-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComprometimento organizacional-
dc.subjectComportamento proativo-
dc.subjectComponente do comprometimento-
dc.titleRelações entre comprometimento organizacional e expressão de comportamentos proativos em uma instituição pública do setor elétricopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-12pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20360640.pdf426.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.