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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Carolina de Castro Carneiropt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:07Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:02Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:07Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:02Z-
dc.date.issued2008-06pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621-
dc.description.abstractO presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, procurou disponibilizar informações relevantes a respeito da atuação dos profissionais da educação diante do processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Antes do século XX, o ideal de inclusão não existia como uma prática a se realizar, pois aos indivíduos que possuíam qualquer tipo de deficiência não era permitido fazer parte da sociedade. Desde o final da década de 80, o processo de inclusão começou a ser difundido como direito dos indivíduos com NEE a participar ativamente da sociedade. Para isso, é importante que estejam incluídos no ambiente escolar, uma vez que a escola tem como uma de suas funções promover aos indivíduos os conhecimentos necessários para participação ativa na sociedade. A situação de alunos com NEE passou por diversos momentos no sistema de ensino escolar: a total exclusão destes no sistema de ensino, a fase de segregação, integração e, por fim a inclusão que surge de fato na década de 90 com o ideal de sociedade convivendo com a diversidade. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, foram sendo criados em favor da inclusão e assegurando os direitos dos alunos com NEE em participar de um sistema de ensino não excludente ou separatista. A inclusão desses em classes de ensino regular demanda que o professor esteja capacitado profissionalmente para atender a este fim, que a escola possua infra-estrutura adequada, disponha de material necessário para atender às necessidades individuais dos alunos com NEE, dentre outros fatores que contribuem para a inclusão destes alunos. No entanto, a literatura mostra que o ambiente escolar ainda possui infra-estrutura inadequada e ausência de materiais que atendam às limitações e dificuldades de cada aluno e mostraram que grande parte dos professores atuantes no sistema de ensino regular estão despreparados para assumir tal responsabilidade.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20361248.pdf.txt: 92881 bytes, checksum: 0080a081725da688b5c00ff553042e1f (MD5) 20361248.pdf: 313492 bytes, checksum: 8473fe7595ccfb9765c96489e222c4f9 (MD5) Previous issue date: 2008-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão escolar-
dc.subjectAluno com necessidade educacional especial-
dc.subjectAtuação do professor-
dc.titleA inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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