Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Ana Carolina de Castro Carneiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:07Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:02Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:07Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:02Z | - |
dc.date.issued | 2008-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2621 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, por meio de pesquisa bibliográfica, procurou disponibilizar informações relevantes a respeito da atuação dos profissionais da educação diante do processo de inclusão escolar de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Antes do século XX, o ideal de inclusão não existia como uma prática a se realizar, pois aos indivíduos que possuíam qualquer tipo de deficiência não era permitido fazer parte da sociedade. Desde o final da década de 80, o processo de inclusão começou a ser difundido como direito dos indivíduos com NEE a participar ativamente da sociedade. Para isso, é importante que estejam incluídos no ambiente escolar, uma vez que a escola tem como uma de suas funções promover aos indivíduos os conhecimentos necessários para participação ativa na sociedade. A situação de alunos com NEE passou por diversos momentos no sistema de ensino escolar: a total exclusão destes no sistema de ensino, a fase de segregação, integração e, por fim a inclusão que surge de fato na década de 90 com o ideal de sociedade convivendo com a diversidade. Dispositivos legais, nacionais e internacionais, foram sendo criados em favor da inclusão e assegurando os direitos dos alunos com NEE em participar de um sistema de ensino não excludente ou separatista. A inclusão desses em classes de ensino regular demanda que o professor esteja capacitado profissionalmente para atender a este fim, que a escola possua infra-estrutura adequada, disponha de material necessário para atender às necessidades individuais dos alunos com NEE, dentre outros fatores que contribuem para a inclusão destes alunos. No entanto, a literatura mostra que o ambiente escolar ainda possui infra-estrutura inadequada e ausência de materiais que atendam às limitações e dificuldades de cada aluno e mostraram que grande parte dos professores atuantes no sistema de ensino regular estão despreparados para assumir tal responsabilidade. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20361248.pdf.txt: 92881 bytes, checksum: 0080a081725da688b5c00ff553042e1f (MD5) 20361248.pdf: 313492 bytes, checksum: 8473fe7595ccfb9765c96489e222c4f9 (MD5) Previous issue date: 2008-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | - |
dc.subject | Aluno com necessidade educacional especial | - |
dc.subject | Atuação do professor | - |
dc.title | A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2008-06 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20361248.pdf | 306.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.