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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2642
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Neubern, Maurício da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Beling, Cristiane Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:15Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:05Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:15Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2008-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2642 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e influência da família na construção do sujeito, e deste na família, demonstrando que ambos compõem-se mutuamente. Dada a complexidade do tema, procurou-se inicialmente apresentar as diversas mudanças pelas quais a família tem passado em decorrência das contínuas transformações sociais, afetando, conseqüentemente, a formação de seus componentes, uma vez que as subjetividades sociais interferem e influenciam nas subjetividades individuais destes. Observou-se que, ainda que tais transformações venham refletindo nas atuais configurações familiares, permitindo que estas se estruturem sob uma múltipla variedade de arranjos, tal fato não é determinante na formação do sujeito, pois o importante é a qualidade das relações, o vínculo, a comunicação e a possibilidade de expressão dos afetos, no interior da família. Além disso, levantou-se a idéia de que o sujeito possui participação ativa em seu processo, sendo construído pelo meio, especialmente por sua família, mas também o construindo e construindo a si mesmo através de sua singularidade. Em seguida, discutiu-se o processo comunicativo, visto que este representa um dos principais fatores para a construção da subjetividade, e considerando-se que a família, principal contexto de desenvolvimento humano e grupo social primário dos sujeitos nela inseridos, constitui-se como um ambiente propício a tais interações e trocas sociais. Enfatizou-se a comunicação dialógica, demonstrando-se que o sujeito constrói seu conhecimento, sua realidade e sua própria identidade ou self no contexto relacional, a partir das narrativas que constrói nos espaços intersubjetivos do diálogo, as quais são constantemente co-criadas e reconstruídas. Neste sentido, percebeu-se que, do mesmo modo que a família, o sujeito também se encontra em permanente transformação, sendo que estas igualmente afetam e influenciam o contexto pelo qual ele próprio é afetado, pois a subjetividade apresenta um caráter circular e recursivo, de maneira que as subjetividades individuais também interferem e influenciam nas subjetividades sociais. Por fim, a comunicação foi levada a termos mais amplos, englobando-se o processo comunicativo entre as gerações familiares, e não apenas intra-familiar, por meio do fenômeno transgeracional. Observou-se que, apesar da forte presença que este mantém na vida dos integrantes familiares e na definição de seus papeis, os sentidos estão contínua e incessantemente sendo co-criados e as narrativas sendo re-interpretadas, de modo que sempre há espaço para escolhas e liberdade para a reapropriação e reconstrução da história de vida de cada um e da família, pois os sujeitos são ativos em seus processos. Dessa forma, concluiu-se que, ainda que família e sujeito não sejam plenamente responsáveis pela construção e formação recíprocas, ambos são extremamente importantes e indispensáveis em suas constituições mútuas. | - |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | - |
dc.subject | Comunicação | - |
dc.subject | Transgeracionalidade | - |
dc.title | A família e o sujeito: um processo de construção e influências mútuas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2008-12 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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