Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva Filho, Antônio Isidro dapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Nathália Menezespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:16Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:05Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:16Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:05Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644-
dc.description.abstractO presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes de coordenadores de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. No referencial teórico, foi realizado um breve histórico sobre o desenvolvimento da área de Gestão de Pessoas, além de uma revisão sobre competências e a exposição dos seus conceitos, dimensões e mapeamento. Este capítulo foi finalizado com informações correlatas às competências gerenciais. A pesquisa, realizada em um centro universitário particular do Distrito Federal, contou com a participação de 14 pessoas, coordenadores e professores. A própria autora do trabalho elaborou os roteiros de entrevista, sob a supervisão do orientador da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram trabalhados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Bardin (1977). A partir dos dados encontrados, construíram-se as competências profissionais, sob forma de referenciais de desempenho, conforme sugerido por Carbone et al (2007). Notou-se a prevalência de atividades administrativas frente às pedagógicas e verificaram-se as necessidades do domínio de conhecimentos técnicos e práticos acerca da profissão, além de habilidades como relacionamento interpessoal e comunicação eficaz e atitudes como iniciativa, atualização com o mercado, comprometimento e pró-atividade. Constatou-se a responsabilidade dos coordenadores quanto à promoção de um ensino de qualidade e à formação de profissionais reflexivos, orientados para as práticas sociais. As competências descritas visaram abranger todos os aspectos apresentados. A partir delas, a instituição poderá implementar a Gestão por Competências e desenvolver instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento e Desenvolvimento.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20410004.pdf.txt: 125674 bytes, checksum: 3d2069ed6423921c5a7f0824f511b038 (MD5) 20410004.pdf: 433648 bytes, checksum: 98bcc5d0444884553877e030d3127c56 (MD5) Previous issue date: 2009-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão por competência-
dc.subjectGestão de pessoas-
dc.subjectCompetência gerencial-
dc.subjectCompetência profissional-
dc.subjectEnsino superior-
dc.titleGestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20410004.pdf423.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.