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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva Filho, Antônio Isidro da | pt_BR |
dc.contributor.author | Fonseca, Nathália Menezes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:16Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:05Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:16Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes de coordenadores de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. No referencial teórico, foi realizado um breve histórico sobre o desenvolvimento da área de Gestão de Pessoas, além de uma revisão sobre competências e a exposição dos seus conceitos, dimensões e mapeamento. Este capítulo foi finalizado com informações correlatas às competências gerenciais. A pesquisa, realizada em um centro universitário particular do Distrito Federal, contou com a participação de 14 pessoas, coordenadores e professores. A própria autora do trabalho elaborou os roteiros de entrevista, sob a supervisão do orientador da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram trabalhados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Bardin (1977). A partir dos dados encontrados, construíram-se as competências profissionais, sob forma de referenciais de desempenho, conforme sugerido por Carbone et al (2007). Notou-se a prevalência de atividades administrativas frente às pedagógicas e verificaram-se as necessidades do domínio de conhecimentos técnicos e práticos acerca da profissão, além de habilidades como relacionamento interpessoal e comunicação eficaz e atitudes como iniciativa, atualização com o mercado, comprometimento e pró-atividade. Constatou-se a responsabilidade dos coordenadores quanto à promoção de um ensino de qualidade e à formação de profissionais reflexivos, orientados para as práticas sociais. As competências descritas visaram abranger todos os aspectos apresentados. A partir delas, a instituição poderá implementar a Gestão por Competências e desenvolver instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento e Desenvolvimento. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20410004.pdf.txt: 125674 bytes, checksum: 3d2069ed6423921c5a7f0824f511b038 (MD5) 20410004.pdf: 433648 bytes, checksum: 98bcc5d0444884553877e030d3127c56 (MD5) Previous issue date: 2009-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão por competência | - |
dc.subject | Gestão de pessoas | - |
dc.subject | Competência gerencial | - |
dc.subject | Competência profissional | - |
dc.subject | Ensino superior | - |
dc.title | Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2009 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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