Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorIsidro-Filho, Antoniopt_BR
dc.contributor.authorFigueirêdo, Rafaela Silvapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:17Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:06Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:17Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:06Z-
dc.date.issued2008-12-10pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIRÊDO, Rafaela Silva. Impacto do treinamento no trabalho: análise de um curso técnico-operacional em uma organização do ramo de energia elétrica. 2008. 80 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2647-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal identificar a relação entre suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho em dois níveis: profundidade e amplitude, a partir da percepção dos funcionários da Eletronorte, além de identificar a percepção destes acerca dos elementos de suporte à transferência, impacto em profundidade e amplitude, e possíveis relações entre os dados pessoais e funcionais na percepção das variáveis em estudo. Foram aplicados dois tipos de questionário: um de auto-avaliação, respondido pelos próprios treinandos, e outro de hetero-avaliação, respondido pelos gerentes imediatos, constituindo uma amostra de 57 respondentes, que participaram do treinamento em momentos distintos. Utilizou-se o instrumento de avaliação de impacto da empresa, que foi aplicado três meses após o término do curso. Este instrumento foi subdividido em três partes, a primeira que investigava o impacto em profundidade, ou seja, os resultados dos novos conhecimentos adquiridos no desempenho de tarefas diretamente relacionadas ao treinamento; a segunda, o suporte à transferência, que compreende o apoio psicossocial, apoio material e oportunidades para aplicação dos conhecimentos e; por último, o impacto em amplitude, investigando o impacto do treinamento em desempenhos mais genéricos. Resultados descritivos mostraram que as competências ensinadas no treinamento apresentaram grande resultado no trabalho, indicando sua aplicabilidade e contribuição para a efetividade do treinamento e melhora no desempenho dos funcionários. Entretanto, não resultaram em grandes efeitos em relação às competências investigadas pelo impacto em amplitude, mostrando que as competências trabalhadas em treinamento nem sempre são úteis e de grande contribuição para o exercício de outras atividades. Quanto ao suporte à transferência, os funcionários e gerentes freqüentemente o percebem como favoráveis ao bom desempenho das atividades e aplicabilidade das novas competências. Investigou-se também a relação entre essas variáveis mais não foi obtido correlações significativas, não sendo possível afirmar a influência de componentes como suporte à transferência no impacto do treinamento no trabalho. Características individuais também não se mostraram relevantes para explicação desse impacto. Ao final do estudo foram apresentadas suas limitações e recomendações acerca do tema.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20410035.pdf.txt: 191389 bytes, checksum: 8a1b123489875256a065d51108d591dc (MD5) 20410035.pdf: 480113 bytes, checksum: 303c062dcdb15598119b40422468209b (MD5) Previous issue date: 2008-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamento-
dc.subjectDesenvolvimento e educação-
dc.subjectImpacto do treinamento no trabalho-
dc.subjectSuporte à transferência-
dc.titleImpacto do treinamento no trabalho: análise de um curso técnico-operacional em uma organização do ramo de energia elétricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-12-10pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20410035.pdf468.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.