Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2651
metadata.dc.type: TCC
Title: Autismo infantil e as técnicas psicoeducacionais
Authors: Santos, Aline de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Menezes, Izane Nogueira de
Abstract: O autismo é um transtorno do desenvolvimento diagnosticado na infância como desordem do comportamento. Os indivíduos autistas apresentam déficits específicos em três áreas: imaginação, socialização e comunicação. Essa tríade é caracterizada por um padrão de comportamento restrito e repetitivo. A presente monografia abordará as técnicas psicoeducacionais que buscam propiciar às crianças autistas a aquisição de habilidades básicas, por exemplo, o controle esfincteriano, o autocuidado, a alimentação, a comunicação, entre outros. Com o uso da terapêutica adequada, o autista pode obter ganhos significativos em seu repertório comportamental e, conseqüentemente, se tornar hábil para aprendizagens mais complexas como os conteúdos acadêmicos. Inicialmente, será feito um panorama histórico do conceito de autismo, desde as primeiras terminologias até as mais atuais, posteriormente será discutida a importância do diagnóstico precoce e, por fim, serão abordados os três métodos psicoeducacionais mais usados no tratamento do autismo.
Keywords: Autismo infantil
Método psicoeducacional
Diagnóstico
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2651
Issue Date: Jul-2009
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20410160.pdf127.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.