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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2664
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rey, Fernando Luis Gonzalez | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Francisco Neylon de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:20Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:07Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:20Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:07Z | - |
dc.date.issued | 2009-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2664 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta como tema o processo histórico da profissionalização do psicólogo brasileiro no final da década de 60 e como o pensamento reformista dos educadores e intelectuais que nortearam a validação desse campo estava embasado pela Teoria do Capital Humano, desenvolvida pelo norte-americano Theodore Shultz. A Teoria da Subjetividade elaborada por Gonzalez Rey foi o espaço de diálogo teórico que auxiliou no tecido desse trabalho, por proporcionar um pensamento ativo, contraditório e que não procura esgotar o tema, mas sim levantar categorias para a reflexão. Assim, o objetivo do trabalho é compreender como que as concepções ideológicas da Teoria do Capital Humano, de certa forma, ainda configuram nos alunos de psicologia sentidos subjetivos para uma educação sem sujeito, sem emocionalidade. Centrando-se, portanto, apenas na aquisição de técnicas e procedimentos enviesados para uma prática profissional engessada, um modelo, sem gerar sentido subjetivo para aquilo que se aprende. Algumas das conseqüências de um ensino sem a produção de sentido subjetivo pelo aluno seriam as reproduções dos conteúdos escolares e teóricos, uma aprendizagem formal, memorística, um procedimento dedutivo em relação aos problemas sociais e um descompromisso com a realidade social do Brasil, por exemplo. Esclarecemos que o aprendizado do discente do ensino superior não se limita apenas a escola, pois o que se aprende gera reflexões para toda a dinâmica complexa da vida de cada um. Portanto, a escola ao favorecer um ensino reprodutor e bancária, focado apenas na formação profissionalizante, contribui para que o modo de vida de cada pessoa também perpasse essas características maquínicas. Assim, recorremos a Pesquisa Epistemológica Qualitativa como instrumento construtor de reflexões durante a caminhada da pesquisa. A pesquisa foi realizada com alunos do 8º semestre do curso de Psicologia, de uma Instituição de Ensino Particular de Brasília. Foram entregues dois estudos de casos e os alunos abordariam os procedimentos como se já estivessem atuando como profissional da área psicologia. A preocupação durante a pesquisa era de que o instrumento favorecesse a expressão do sujeito em relação a sua formação profissional, bem como a forma que eles construíam as reflexões utilizando as concepções teóricas e práticas aprendidas no curso de Psicologia. Portanto, esse trabalho convida todos os agentes escolares que compõem os cursos de psicologia para refletirem sobre o processo de ensino-aprendizagem e o que eles estão produzindo para a sociedade e para o mercado de trabalho. | - |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teoria do capital humano | - |
dc.subject | Teoria da subjetividade | - |
dc.subject | Sujeito que aprende | - |
dc.title | Por uma reflexão da formação em psicologia: a produtividade da graduação improdutiva | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2009-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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