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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSchneider, Ciomarapt_BR
dc.contributor.authorBigolin, Olide Salette Cappellessopt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:21Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:09Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:21Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:09Z-
dc.date.issued2010-07pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2673-
dc.description.abstractO hospital é naturalmente um ambiente estressante e, quando envolve a internação de crianças e adolescentes, a gravidade da doença, o período prolongado de internação, as normas de hospitalização e o afastamento de sua rotina diária podem gerar graves problemas psicológicos. O sofrimento e a dor da internação podem ser reduzidos com a humanização do ambiente hospitalar, sobretudo com o brincar, que resgata a dignidade do ser humano e cuida do bem estar do enfermo. Nesse contexto, com alegria, bom humor e dedicação de seus voluntários contadores de história, nasce a Associação Viva e Deixa Viver, que tem produzido experiências positivas na transformação do ambiente hospitalar, tornando-o mais descontraído e humano, o que tem estimulado também a criatividade e o prazer da leitura em crianças e adolescentes hospitalizados. O presente trabalho tem como objetivo geral investigar o contexto da contação de história no desenvolvimento de processos psicológicos superiores da criança hospitalizada. A metodologia qualitativa usada na pesquisa foi desenvolvida no Hospital Regional da Asa Sul em Brasília – HRAS, entrevistou um contador de história do Viva e observou sua interação com várias crianças e adolescentes enfermos. Por meio da teoria desenvolvida por renomados autores como Piaget, Vygostsky, Winnicott, Wallon, dentre outros, pôde-se fundamentar os resultados e conclusões deste trabalho, que foram plenamente satisfatórios. Observou-se claramente que a contação de histórias, por meio do lúdico, estimula o raciocínio abstrato, a atenção voluntária e o hábito da leitura, que contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20430240.pdf.txt: 126898 bytes, checksum: 731db72d76858c79035312eabb0dcfe0 (MD5) 20430240.pdf: 649133 bytes, checksum: 537d4337e2df6e47cf0b3b421fff4e43 (MD5) Previous issue date: 2010-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHospitalização-
dc.subjectCriança e adolescente-
dc.subjectHumanização-
dc.subjectContação de história-
dc.titleComo a contação de história pode promover processo de desenvolvimento e aprendizagem na criança hospitalizadapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2010-07pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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