Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2673
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schneider, Ciomara | pt_BR |
dc.contributor.author | Bigolin, Olide Salette Cappellesso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:21Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:09Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:21Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:09Z | - |
dc.date.issued | 2010-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2673 | - |
dc.description.abstract | O hospital é naturalmente um ambiente estressante e, quando envolve a internação de crianças e adolescentes, a gravidade da doença, o período prolongado de internação, as normas de hospitalização e o afastamento de sua rotina diária podem gerar graves problemas psicológicos. O sofrimento e a dor da internação podem ser reduzidos com a humanização do ambiente hospitalar, sobretudo com o brincar, que resgata a dignidade do ser humano e cuida do bem estar do enfermo. Nesse contexto, com alegria, bom humor e dedicação de seus voluntários contadores de história, nasce a Associação Viva e Deixa Viver, que tem produzido experiências positivas na transformação do ambiente hospitalar, tornando-o mais descontraído e humano, o que tem estimulado também a criatividade e o prazer da leitura em crianças e adolescentes hospitalizados. O presente trabalho tem como objetivo geral investigar o contexto da contação de história no desenvolvimento de processos psicológicos superiores da criança hospitalizada. A metodologia qualitativa usada na pesquisa foi desenvolvida no Hospital Regional da Asa Sul em Brasília – HRAS, entrevistou um contador de história do Viva e observou sua interação com várias crianças e adolescentes enfermos. Por meio da teoria desenvolvida por renomados autores como Piaget, Vygostsky, Winnicott, Wallon, dentre outros, pôde-se fundamentar os resultados e conclusões deste trabalho, que foram plenamente satisfatórios. Observou-se claramente que a contação de histórias, por meio do lúdico, estimula o raciocínio abstrato, a atenção voluntária e o hábito da leitura, que contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20430240.pdf.txt: 126898 bytes, checksum: 731db72d76858c79035312eabb0dcfe0 (MD5) 20430240.pdf: 649133 bytes, checksum: 537d4337e2df6e47cf0b3b421fff4e43 (MD5) Previous issue date: 2010-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Hospitalização | - |
dc.subject | Criança e adolescente | - |
dc.subject | Humanização | - |
dc.subject | Contação de história | - |
dc.title | Como a contação de história pode promover processo de desenvolvimento e aprendizagem na criança hospitalizada | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2010-07 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20430240.pdf | 633.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.