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dc.contributor.advisorVeiga, Heila Magali da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Fabíola Alcântara Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:27Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:13Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:27Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:13Z-
dc.date.issued2010-06pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2709-
dc.description.abstractO comportamento Pró-ativo é definido como um conjunto de comportamentos que visam solucionar problemas e implementar mudanças nas organizações. Nesse estudo, o objetivo geral foi o de testar o poder preditivo dos Valores Organizacionais e da percepção de estímulos à Criatividade sobre o comportamento Pró-ativo. Utilizouse uma amostra de 101 trabalhadores de três áreas distintas e diversos cargos de uma organização pública do DF. Os instrumentos de medida foram o Inventário de Perfis Organizacionais – IPVO, os fatores de estímulos à expressão da Criatividade do ICCAT e a Escala Reduzida de Comportamentos Pró-ativos nas Organizações – ECPOr. Os resultados mostram que os trabalhadores apresentam comportamento Pró-ativo médio superior (3,71; dp= 0,69); prestígio (5,17; dp= 1,04) foi o valor organizacional mais presente e o apoio do gestor (3,46; dp= 0,78) o principal estímulo à Criatividade. A regressão múltipla padrão mostrou que os Valores Organizacionais e a percepção de estímulos à Criatividade no ambiente de trabalho são preditores de comportamento Pró-ativo, sendo de 37% a variância explicada. Dentre as dimensões de valores, autonomia (β= 0,57; p<0,05) e preocupação com a coletividade (β= -0,54; p<0,05) trouxeram contribuição significativa. E, da medida de Criatividade foram incluídas diversidade de tarefas (β= 0,37; p<0,05) e disponibilidade de recursos (β= - 0,25; p<0,05). Os achados apontam que os trabalhadores pesquisados apresentarão comportamentos Pró-ativos quando os Valores Organizacionais estiverem ligados à preocupação com o bem-estar coletivo, ao estímulo para enfrentamento de desafios, à busca de novas oportunidades e quando existirem condições que possibilitem a expressão da Criatividade e existirem recursos suficientes.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20509771.pdf.txt: 144450 bytes, checksum: cb74ddd793771c606dbd5c5f270ef0a5 (MD5) 20509771.pdf: 906040 bytes, checksum: 4e0d8959f05594a9844f5a0c15ffa507 (MD5) Previous issue date: 2010-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProatividade-
dc.subjectValor organizacional-
dc.subjectCriatividade-
dc.subjectIPVO-
dc.subjectECPO-
dc.subjectICCAT-
dc.titleComportamento pró-ativo: o impacto dos valores organizacionais e dos estímulos à criatividadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2010-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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