Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2715
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A função do outro na constituição da pulsão e da psique |
Authors: | João, Renato Bastos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Laureano, Marcella Marjory Massolini |
Abstract: | O presente trabalho tem o objetivo de evidenciar a função do outro na constituição da pulsão e da psique, tendo como fundamentação a teoria da sedução generalizada proposta por Jean Laplanche (1988; 1992). Para tanto realizamos um percurso nas concepções de pulsão e psique nos textos freudianos e de seus comentadores, sem deixar de tratar da polêmica discussão acerca da tradução da palavra alemã Trieb e dos seus significados atribuídos por Freud em sua obra. Em seguida foi abordada a complexa relação entre instinto e pulsão, a partir da noção de apoio, de modo a abrir caminho para a compreensão da participação da incidência do outro na passagem do instinto para a pulsão. Na continuidade desta trajetória, seguindo o texto laplanchiano, explicitamos os fundamentos da teoria da sedução generalizada, tomando como referência as reformulações da teoria da sedução de Freud, para posteriormente explicitar a concepção de pulsão e psique fundamentadas na noção de objeto-fonte, que se constitui a partir da sedução originária e do recalcamento originário. Por fim, destacamos a divergência entre as idéias de Freud e Laplanche acerca da origem da pulsão e da psique, explicitando que para o primeiro este processo se dá de forma endógena, numa perspectiva biologizante, enquanto que para o segundo é pela intromissão do outro, adulto, na cena da sedução originária. |
Keywords: | Sedução originária Instinto Pulsão Psique |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2715 |
Issue Date: | Dec-2010 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20510077.pdf | 184.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.