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dc.contributor.advisorLionço, Tatiana-
dc.contributor.authorMontenegro, Keyla Corrêaen_US
dc.date.accessioned2013-02-25T19:15:53Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:14Z-
dc.date.available2013-02-25T19:15:53Zen_US
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dc.date.issued2012en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2721-
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva problematizar a questão da morte no cenário atual. O avanço tecnológico e científico da biomedicina suscitam questões éticas a respeito da dignidade humana. A frequente medicalização causa um prolongamento desnecessário do tempo da morte (distanásia) o que causa grande sofrimento para o indivíduo e sua família. O sofrimento pode ser tamanho que impede o indivíduo de ter uma vida digna o que justifica o seu pedido por eutanásia. Como a eutanásia é proibida por lei, criou-se um novo conceito para definir outra possibilidade para a morte, a ortotanásia. A ortotanásia se refere ao conceito mais próximo do que se pode chamar de morte digna, pois se fundamenta basicamente em deixar o curso da morte ocorrer naturalmente sem que os pacientes sejam abandonados. Os cuidados a estes pacientes são representados pela modalidade de cuidados paliativos que visam garantir e promover a dignidade humana até os últimos dias, sem no entanto se utilizar de terapêuticas desnecessárias ou antecipar o momento da morte. Nesse caso, a garantia da dignidade humana se torna o grande objetivo das práticas em saúde, o que envolve o campo da bioética que pretende ajudar na solução de tais conflitos éticos suscitados no cuidado com pacientes terminais. Para a realização deste trabalho foram utilizados documentos de importância nacional e internacional que se referem à proteção da dignidade humana. Foram analisados a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal, a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, a Declaração sobre a Eutanásia do Vaticano, o Código de Ética Médica e o Código de Ética do Profissional Psicólogo. A partir da análise tornou-se possível conceber que os cuidados paliativos para serem efetivamente cuidados que promovam a dignidade humana, devem necessariamente ser individualizados, pois dignidade é um construto subjetivo e individual. A participação da psicologia neste contexto portanto, envolve a legitimação da alteridade.-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-25T19:15:53Z No. of bitstreams: 1 20706996.pdf: 724771 bytes, checksum: c97ff1cb0d825b5cac8c0086fc277c52 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDignidade humanapt_BR
dc.subjectBioéticapt_BR
dc.subjectCuidado paliativopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectDignidade humana-
dc.subjectBioética-
dc.subjectPsicologia-
dc.titleCuidados paliativos e psicologia: a legitimação da alteridade como promoção da dignidade humanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012en_US
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