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dc.contributor.advisorMedeiros, Carlos Augusto de-
dc.contributor.authorSimões, Sarah de Moraesen_US
dc.date.accessioned2013-02-25T19:36:37Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:15Z-
dc.date.available2013-02-25T19:36:37Zen_US
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dc.date.issued2012-12en_US
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2723-
dc.description.abstractA presente monografia teve como objetivo: verificar a dependência ou independência funcional, como também, a transposição entre repertórios de comportamentos verbais, falante e ouvinte, em adultos; além de verificar se os treinos sucessivos exercem influência sobre a transposição de repertórios. Skinner (1957/1978) chama de independência funcional entre operantes o fato de determinada topografia treinada em uma função, como por exemplo, a função de falante, não ser emitida automaticamente em outra função como a de ouvinte. O estudo foi aplicado em 12 participantes com idade média de 30 anos. Dividiram-se os participantes em dois grupos experimentais: Grupo Ouvinte – Falante e Grupo Falante – Ouvinte. O Grupo Ouvinte – Falante recebeu treino no repertório de ouvinte, seguido pelo teste colateral de falante, treino de falante e depois, teste de ouvinte e teste de falante. O Grupo Falante – Ouvinte realizou o experimento na ordem inversa. A aplicação foi dividida em três fases experimentais, sendo utilizados cinco cartões com imagens de paisagem em cada fase. Cada fase experimental foi realizada em um dia, por três dias consecutivos. Todos os participantes foram submetidos às mesmas etapas dentro do estudo. Antes que se iniciasse a aplicação, foi realizado treino ecóico com os participantes. Durante o estudo os participantes foram treinados a responder ora como ouvintes e ora como falantes, ao experimentador. Dentre os resultados apresentados, (1) percebe-se a possibilidade de realizar estudo sobre a independência funcional tendo como participantes adultos; (2) a ocorrência de dependência e independência funcional no Grupo Ouvinte – Falante e dependência funcional em todos os participantes do Grupo Falante – Ouvinte; (3) efeito de treinos sucessivos na aprendizagem de novos repertórios comportamentais; (4) o aumento no repertório verbal e não verbal ao realizar o treino de falante, enquanto que o treino de ouvinte propiciou aumento apenas no repertório não verbal.-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-25T19:36:37Z No. of bitstreams: 1 20767512.pdf: 574320 bytes, checksum: 3bbac163cf509ac04159ff3c749d2924 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDependência funcionalpt_BR
dc.subjectIndependência funcionalpt_BR
dc.subjectFalantept_BR
dc.subjectOuvintept_BR
dc.titleTransposição entre repertórios de falante e ouvinte em adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-12en_US
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