Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2724
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Madureira, Ana Flávia do Amaral | - |
dc.contributor.author | Sousa, Luísa Martins Rodrigues de | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-02-25T19:20:08Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:15Z | - |
dc.date.available | 2013-02-25T19:20:08Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:15Z | - |
dc.date.issued | 2012-12 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2724 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores e orientadores educacionais de duas instituições de Ensino Fundamental (1º e 2º Ciclos) do Distrito Federal, a respeito de possível preconceito sofrido pela criança e adolescente em situação de abrigamento, no contexto escolar. Este tema foi estudado de acordo com a metodologia qualitativa e foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com utilização de trecho do filme “X-men: Primeira Classe”. Através da análise do conteúdo das falas dos adultos participantes procurou-se conhecer a percepção dos professores e orientadores educacionais a respeito de possível preconceito sofrido pelas crianças e adolescentes em situação de abrigamento no contexto escolar; analisar os fatores que levam os professores e orientadores educacionais a acreditarem ou não na existência de preconceito sofrido por parte desses jovens; e compreender o universo de relacionamentos, no ambiente escolar, de crianças nesta situação. Com a pesquisa foi possível perceber que existe uma série de pré-concepções a respeito da criança/adolescente em situação de abrigamento, que impede que se conheça realmente o fenômeno do abrigamento e suas consequências. O estudo indicou a necessidade de ações que promovam transformações significativas na vida das crianças/adolescentes que se encontram nesta situação. Os resultados apontaram também para a importância do psicólogo escolar levar às instituições de ensino discussões fundamentais que contribuam com construção de identidade dos alunos, baseada no reconhecimento do outro, no exercício do diálogo e na solidariedade. Além disso os resultados apontaram ainda para a importância de uma reflexão crítica sobre as políticas públicas na área de abrigo e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-25T19:20:08Z No. of bitstreams: 1 20721670.pdf: 595912 bytes, checksum: c0a769939633e85162734531cdde3226 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-02-25T19:20:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20721670.pdf: 595912 bytes, checksum: c0a769939633e85162734531cdde3226 (MD5) Previous issue date: 2012-12 | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20721670.pdf.txt: 123259 bytes, checksum: a2136b2b753a5a01e983209ea25d2b71 (MD5) license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 20721670.pdf: 595912 bytes, checksum: c0a769939633e85162734531cdde3226 (MD5) Previous issue date: 2012-12 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Criança e adolescente em situação de abrigamento | pt_BR |
dc.title | Crianças em situação de abrigamento: escola e preconceito | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-12 | en_US |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20721670.pdf | 581.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.