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dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorSousa, Luísa Martins Rodrigues deen_US
dc.date.accessioned2013-02-25T19:20:08Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:15Z-
dc.date.available2013-02-25T19:20:08Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:15Z-
dc.date.issued2012-12en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2724-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores e orientadores educacionais de duas instituições de Ensino Fundamental (1º e 2º Ciclos) do Distrito Federal, a respeito de possível preconceito sofrido pela criança e adolescente em situação de abrigamento, no contexto escolar. Este tema foi estudado de acordo com a metodologia qualitativa e foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com utilização de trecho do filme “X-men: Primeira Classe”. Através da análise do conteúdo das falas dos adultos participantes procurou-se conhecer a percepção dos professores e orientadores educacionais a respeito de possível preconceito sofrido pelas crianças e adolescentes em situação de abrigamento no contexto escolar; analisar os fatores que levam os professores e orientadores educacionais a acreditarem ou não na existência de preconceito sofrido por parte desses jovens; e compreender o universo de relacionamentos, no ambiente escolar, de crianças nesta situação. Com a pesquisa foi possível perceber que existe uma série de pré-concepções a respeito da criança/adolescente em situação de abrigamento, que impede que se conheça realmente o fenômeno do abrigamento e suas consequências. O estudo indicou a necessidade de ações que promovam transformações significativas na vida das crianças/adolescentes que se encontram nesta situação. Os resultados apontaram também para a importância do psicólogo escolar levar às instituições de ensino discussões fundamentais que contribuam com construção de identidade dos alunos, baseada no reconhecimento do outro, no exercício do diálogo e na solidariedade. Além disso os resultados apontaram ainda para a importância de uma reflexão crítica sobre as políticas públicas na área de abrigo e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-25T19:20:08Z No. of bitstreams: 1 20721670.pdf: 595912 bytes, checksum: c0a769939633e85162734531cdde3226 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCriança e adolescente em situação de abrigamentopt_BR
dc.titleCrianças em situação de abrigamento: escola e preconceitopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-12en_US
Appears in Collections:PSI - Graduação

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