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dc.contributor.advisorRey, Fernando Luis Gonzalezpt_BR
dc.contributor.authorSchlottfeldt, Jéssica Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:32Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:19Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:32Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:19Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2759-
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa é compreender os efeitos da psicoterapia para a mudança da qualidade de vida de pacientes hipertensos. Encontra-se no estudo das configurações e dos sentidos subjetivos e das subjetividades individual e social associados a hipertensão um tema de relevância para a psicologia. A saúde é um sistema complexo que se expressa como processo e como configuração, sendo, portanto sensível de múltiplas influências, entre elas as relacionadas ao modo de vida e aos aspectos subjetivos das pessoas, temas onde o aporte da psicologia torna-se especialmente relevante. Esta pesquisa se apóia na teoria da subjetividade numa perspectiva histórico – cultural, proposta por González Rey (1995, 2002, 2005, 2007) e por técnicas psicoterápicas baseadas na metodologia da pesquisa. Nos orientamos neste estudo por uma metodologia qualitativa de caráter construtivo-interpretativo (González Rey, 1997, 2002, 2005). Os instrumentos utilizados são o completamento de frases e a dinâmica conversacional, cujos resultados serão analisados a partir da Teoria da Subjetividade (González Rey, 2003) apoiados na Epistemologia Qualitativa, método proposto por González Rey (2005). A psicoterapia é estabelecida como uma relação dialógica entre paciente e psicoterapeuta facilitando e articulando sentidos subjetivos associados ao processo de saúde e doença.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHipertensão-
dc.subjectSubjetividade-
dc.subjectPsicoterapia-
dc.titleOs processos subjetivos de pacientes hipertensos em psicoterapiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009pt_BR
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