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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2771
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tunes, Elizabeth | pt_BR |
dc.contributor.author | Barros, Dayana Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:35Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:21Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:35Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:21Z | - |
dc.date.issued | 2010-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2771 | - |
dc.description.abstract | As crianças preenchem uma grande parte do seu tempo com brincadeiras. Esse é um fato que pode ser percebido independentemente da época ou da cultura na qual elas estão inseridas. A importância dessa atividade para o desenvolvimento infantil já foi muito discutida e o entendimento de que há desenvolvimento durante a brincadeira é consenso entre vários teóricos (Vigotski, 2008; Wajskop, 1995). Segundo Tunes e Tunes (2001), a brincadeira faz parte do mundo infantil principalmente pelo fato de que os mamíferos em geral são essencialmente seres sociais e não nascem com capacidade para sobreviver sem auxílio. Assim, o filhote deve desenvolver ao longo da sua infância uma série de habilidades e capacidades para que possa chegar à vida adulta e para que possa sobreviver. Segundo Wajskop (1995), a brincadeira traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas para o desenvolvimento da criança, mas a criança não brinca pela necessidade de desenvolvimento, esse não é o real motivo que provoca essa atividade. De acordo com Vigotski (2008), a brincadeira de faz-de-conta surge na vida da criança por volta dos três anos de idade, quando uma série de desejos e necessidades irrealizáveis surge, devido a sua vontade de participar do mundo adulto, do qual foi retirada quando, historicamente, passou a ser percebida como um ser que necessita de atenção especial e de proteção. O objetivo deste estudo foi analisar que papel a brincadeira ocupa no desenvolvimento infantil, analisando qual a motivação da criança para o ato de brincar. Buscou-se analisar também o papel da educação na vida infantil, fazendo uma crítica ao atual modelo educacional e à utilização da brincadeira no contexto escolar como forma de atrair os alunos para a sala de aula. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20618830.pdf.txt: 57914 bytes, checksum: 6b476edbefb04c2e0dc881846abce1db (MD5) 20618830.pdf: 221557 bytes, checksum: a87532e45430adb9a4445aa6021f3b1a (MD5) Previous issue date: 2010-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | - |
dc.subject | Desenvolvimento | - |
dc.subject | Contexto escolar | - |
dc.title | O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil e no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2010-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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