Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tunes, Elizabeth | pt_BR |
dc.contributor.author | Vilela, Marília Alencar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:36Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:22Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:36Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:22Z | - |
dc.date.issued | 2010-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20619394.pdf.txt: 48149 bytes, checksum: ece3a6c363692aa8fc5c74a18df11d79 (MD5) 20619394.pdf: 333357 bytes, checksum: 00692ebb31764adeff03043698f2f12b (MD5) Previous issue date: 2010-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | - |
dc.subject | Escola | - |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | - |
dc.title | Dois sentidos do ensinar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2010-12 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20619394.pdf | 325.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.