Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTunes, Elizabethpt_BR
dc.contributor.authorVilela, Marília Alencarpt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:36Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:22Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:36Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:22Z-
dc.date.issued2010-12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778-
dc.description.abstractO presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20619394.pdf.txt: 48149 bytes, checksum: ece3a6c363692aa8fc5c74a18df11d79 (MD5) 20619394.pdf: 333357 bytes, checksum: 00692ebb31764adeff03043698f2f12b (MD5) Previous issue date: 2010-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRelação professor-aluno-
dc.subjectEscola-
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagem-
dc.titleDois sentidos do ensinarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2010-12pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20619394.pdf325.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.