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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2783
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Prestes, Zoia Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Laize da Silva Modesto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:39Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:23Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:39Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:23Z | - |
dc.date.issued | 2010-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2783 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo visa à analise e compreensão do processo de construção do fenômeno da deficiência na sociedade, apontando a Medicina e a Escola como legitimadores e ratificadores, respectivamente, de uma realidade social, cultural, política e econômica. Para este fim, examina-se a prática educacional contemporânea orientada pelos princípios médicos e pelas perspectivas organicista e mecanicista de conceber o desenvolvimento humano. Examina-se também a criação de um modelo de aluno o qual corresponde às normas e exigências sociais que constituem a base do processo educacional. Desta relação escolamedicina resulta o processo de medicalização do desenvolvimento atestada nos diagnósticos médicos e psicológicos atuando de modo a categorizar e normatizar o processo de desenvolvimento humano. Por fim, adotando o referencial teórico e metodológico da perspectiva histórico-cultural de Vigotski, o processo de desenvolvimento humano é compreendido concebendo o homem como um ser social, histórico-cultural, e não apenas uma máquina biologicamente determinada. Nessa linha de pensamento, baseando-se nos princípios da Defectologia de Vigotski, o conceito de deficiência é traduzido em termos de diversidade e peculiaridade, apresentando um posicionamento não-positivista e idealista de se conceber o desenvolvimento humano. Finalmente, este estudo pretende promover um exercício de reflexão sobre o modo como a prática educacional em sua forma de atuação política, econômica e medicalizada institui padrões de desenvolvimento, de normalidade capazes de fabricar deficiências por não considerar os aspectos históricos, culturais do meio social em que o sujeito se desenvolve, bem como a possibilidade de diversidade do processo de desenvolvimento humano. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20627278.pdf.txt: 101223 bytes, checksum: e5bd400395f4e7377fd9e5eb643ac35e (MD5) 20627278.pdf: 428928 bytes, checksum: 903c5cdd5ac6c0e29edb550d3923c47e (MD5) Previous issue date: 2010-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola | - |
dc.subject | Medicina | - |
dc.subject | Desenvolvimento | - |
dc.subject | Deficiência | - |
dc.title | Educação medicalizada, deficiência situada um estudo sobre a produção social da deficiência sustentada pela escola e medicina | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2010-12 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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