Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Magali Costapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Nicole Tejopt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:39Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:24Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:39Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:24Z-
dc.date.issued2011-06pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa compreender qual a influência do Programa “Aprendendo a Fazer” no desenvolvimento da postura profissional do Jovem Aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho. O tema abordado diz respeito à importância de programas de Aprendizagem na vida de jovens que necessitam trabalhar mais cedo e que, por esse motivo, ainda não têm experiência exigida pelo mercado de trabalho. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de dois instrumentos: dinâmicas de grupo com vinte e oito jovens aprendizes e entrevistas semi-estruturadas com três gestores de organizações onde atuam alguns desses jovens. Com base nessa investigação foi possível constatar que: a) o jovem é motivado a procurar um Programa de Aprendizagem, na maioria para adquirir experiência profissional e como forma de obtenção de renda; b) o Ensino Médio, não contribui para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho por não agregar tal tema ao currículo escolar; c) através do curso fornecido pelo programa o jovem consegue alcançar os objetivos mencionados por eles, tais como aquisição de experiência profissional, independência financeira e oportunidades de outros empregos; d) o jovem consegue entrar mais fácil no mercado de trabalho através de programas de Aprendizagem como o programa Aprendendo a Fazer e que a partir dele consegue desenvolver e aprimorar a postura profissional desejável para a sua entrada e permanência no mercado de trabalho.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20665269.pdf.txt: 94145 bytes, checksum: d2469f15e3e4304176f028044667f405 (MD5) 20665269.pdf: 137694 bytes, checksum: dbb58eb930ebbcf261460c7ddacaf013 (MD5) Previous issue date: 2011-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrograma aprendendo a fazer-
dc.subjectJovem aprendiz-
dc.subjectMercado de trabalho-
dc.titleA influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2011-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20665269.pdf134.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.