Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2791
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Latife Nemetala | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:40Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:25Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:40Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2009-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2791 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho as práticas diagnósticas do considerado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH realizadas hoje e respaldadas “cientificamente” são colocadas em xeque através de uma abordagem histórica, pesquisada em fontes distintas dos manuais convencionais, mas com todo embasamento teórico e crítico, assim como manda a ciência. Na tentativa de reconstruir este conceito e compreender como ele se sustenta, foram estudados dois casos de crianças diagnosticadas como TDAH, associando a teoria descrita nos manuais como também a teoria desvendada que não consta destes. Analisou-se cada passo do processo diagnóstico das crianças ditas “hiperativas” e o resultado supõe no mínimo reflexão acerca da problemática aqui levantada. O discurso determinista associado às inovações tecnológicas, a exemplo mais simples dos psicotrópicos, é utilizado como solução mágica proposta pela ciência, para a resolução dos problemas humanos, observado também no âmbito da educação expresso pela medicalização do fracasso escolar. Na busca por homens perfeitos e com a conivência dos pais, o controle de comportamentos “inadequados” acontece em crianças, provavelmente pela falta de conhecimento e informação para perceber essa atrocidade. Este trabalho teve como objetivo iniciar uma discussão sobre os riscos desse determinismo biológico, que está tão enraizado no pensamento coletivo que é mantido como parte da “verdade científica” onde torna-se possível desmistificar conceitos quando utilizamos um pouco de bom senso e buscamos através de informações outras verdades. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20781180.pdf.txt: 151522 bytes, checksum: df8b1961c8b1c4c04256a67067de2aea (MD5) 20781180.pdf: 569328 bytes, checksum: a1a75e27e9bd2d7d4bd34a8cdc06e75b (MD5) Previous issue date: 2009-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | - |
dc.subject | TDAH | - |
dc.subject | Hiperatividade | - |
dc.subject | Diagnóstico | - |
dc.subject | Psicotrópico | - |
dc.subject | Criança hiperativa | - |
dc.title | A re(des)construção do processo de diagnóstico de TDAH: nos bastidores de dois estudos de casos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2009-06 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20781180.pdf | 555.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.