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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorGomes, Latife Nemetalapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:40Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:25Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:40Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:25Z-
dc.date.issued2009-06pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2791-
dc.description.abstractNo presente trabalho as práticas diagnósticas do considerado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH realizadas hoje e respaldadas “cientificamente” são colocadas em xeque através de uma abordagem histórica, pesquisada em fontes distintas dos manuais convencionais, mas com todo embasamento teórico e crítico, assim como manda a ciência. Na tentativa de reconstruir este conceito e compreender como ele se sustenta, foram estudados dois casos de crianças diagnosticadas como TDAH, associando a teoria descrita nos manuais como também a teoria desvendada que não consta destes. Analisou-se cada passo do processo diagnóstico das crianças ditas “hiperativas” e o resultado supõe no mínimo reflexão acerca da problemática aqui levantada. O discurso determinista associado às inovações tecnológicas, a exemplo mais simples dos psicotrópicos, é utilizado como solução mágica proposta pela ciência, para a resolução dos problemas humanos, observado também no âmbito da educação expresso pela medicalização do fracasso escolar. Na busca por homens perfeitos e com a conivência dos pais, o controle de comportamentos “inadequados” acontece em crianças, provavelmente pela falta de conhecimento e informação para perceber essa atrocidade. Este trabalho teve como objetivo iniciar uma discussão sobre os riscos desse determinismo biológico, que está tão enraizado no pensamento coletivo que é mantido como parte da “verdade científica” onde torna-se possível desmistificar conceitos quando utilizamos um pouco de bom senso e buscamos através de informações outras verdades.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20781180.pdf.txt: 151522 bytes, checksum: df8b1961c8b1c4c04256a67067de2aea (MD5) 20781180.pdf: 569328 bytes, checksum: a1a75e27e9bd2d7d4bd34a8cdc06e75b (MD5) Previous issue date: 2009-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)-
dc.subjectTDAH-
dc.subjectHiperatividade-
dc.subjectDiagnóstico-
dc.subjectPsicotrópico-
dc.subjectCriança hiperativa-
dc.titleA re(des)construção do processo de diagnóstico de TDAH: nos bastidores de dois estudos de casospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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