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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2796
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rey, Fernando Luis González | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Paula Frassinetti Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:40Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:25Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:40Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2005-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2796 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia busca compreender os sentidos sobre a Paz em jovens estudantes de uma escola pública do Distrito Federal, famosa pela implantação de projetos educativos inovadores. Para tanto, foram considerados como marcos teóricos a Não-violência proposta por Gandhi, os estudos sobre a Cultura de Paz no Ocidente e a Teoria da Subjetividade de González Rey. Nas duas primeiras teorias parte-se do pressuposto de que o conflito nas relações humanas é inevitável e, portanto, a melhor forma de resolvê-los deve ocorrer por meio de ações pacíficas. As ações pacíficas abrangem tanto as relações cotidianas como aquelas originárias da estrutura sócio-econômica e do contexto social. A Paz é então concebida como o respeito ao outro e à diversidade, bem como a existência no nível macroestrutural da justiça e igualdade sociais. Por outro lado, a Teoria da Subjetividade contribui para os estudos da Paz porque consegue perceber a processualidade na relação indivíduo/sociedade/cultura, utilizando-se de conceitos como os de subjetividade individual e social, sentido subjetivo, zonas de sentido, configurações subjetivas e sujeito. Ao propor a pesquisa qualitativa como metodologia, a Teoria da Subjetividade consegue se aproximar das cognições e emoções dos sujeitos pesquisados, sem limitá-las e respeitando suas diferenças, ao mesmo tempo, que faz do pesquisador um sujeito ativo na construção do conhecimento. O autor discute as representações e as emoções manifestadas pelos sujeitos da pesquisa, concluindo que a maioria dos estudantes não possui o sentido subjetivo da Paz, mas sim o da violência, uma vez que a passividade e a exclusão são preponderantes nas relações desses adolescentes no ambiente escolar; o qual, por sua vez, não vem favorecendo, atualmente, a consolidação de projetos educacionais voltados para a Cultura de Paz. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 9555166.pdf.txt: 255017 bytes, checksum: 2c0f72ba1ef8d02676cd8c0a7204eb3f (MD5) 9555166.pdf: 621404 bytes, checksum: 3bd3bc24c0bf402a9293c48fd8a8e442 (MD5) Previous issue date: 2005-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Os sentidos da paz em jovens estudantes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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