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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2820
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Isidro-Marinho, Geison | pt_BR |
dc.contributor.author | Macêdo, Pâmela Luana Jácome | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:35Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:28Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:35Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:28Z | - |
dc.date.issued | 2005-11 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MACÊDO, Pâmela Luana Jácome. Implicações das características comportamentais do terapeuta sobre o tratamento do autista. 2005. 39 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005. | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2820 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho consiste em averiguar, por meio de revisão bibliográfica, as implicações das características comportamentais que do terapeuta sobre o tratamento do autista. As manifestações do Transtorno Autista, também chamado de autismo infantil precoce, autismo da infância e autismo de Kanner, variam de acordo com nível de desenvolvimento e da idade do sujeito. Sendo que, suas principais características são o desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. O tratamento vem evoluindo a cada ano que passa, tanto na área escolar como na médica. De uma forma geral, a abordagem destas crianças é semelhante à do deficiente mental grave, usando-se técnicas comportamentais visando a indução de uma normalização de seu desenvolvimento e lhes ensinado noções básicas de funcionamento. Dentre os objetivos da terapia comportamental devem conter o desenvolvimento de repertórios de contra-controle e da autonomia, além do descondicionamento das respostas indesejáveis. Quando realizada com crianças, deve incluir a orientação e o treinamento dos pais. O termo Terapia Comportamental é utilizado para qualquer uma das várias técnicas específicas que utilizam princípios psicológicos (especialmente de aprendizado) para adquirir, mudar ou transformar construtivamente o comportamento humano. O atendimento ao cliente, dentro dessa visão, inclui a avaliação inicial, estudo do problema que ele traz, delimitação de metas, escolha de técnicas e procedimentos, implementação, avaliação passo a passo, avaliação final e seguimento. a influência das características do terapeuta sobre o estabelecimento e a manutenção da relação terapêutica, é de suma importância na terapia. Esse profissional deve estar habilitado não só para a aplicação de técnicas, mas também para a responsabilidade de construir um relacionamento que seja em si terapêutico. Como características necessárias ao terapeuta, a literatura aponta, de uma forma geral, a postura empática e compreensiva, a aceitação desprovida de julgamentos, a autenticidade, a autoconfiança e a flexibilidade na aplicação de técnicas e alguns comportamentos gestuais para uma boa relação terapêutica. Quanto aos programas de tratamento, a maior preocupação se refere à generalização da modificação do comportamento para outros ambientes, situações e pessoas, uma vez que essas intervenções são administradas em ambientes isolados, como clínicas, instituições e escolas especializadas. Outra dificuldade existente é que essas intervenções requerem treinamento especializado de todas as pessoas que lidam com a criança. Sendo igualmente importante considerar o responder específico de cada cliente. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20125895.pdf.txt: 75224 bytes, checksum: 69fbc8869eafdd2a7cbb4cd322ee0ad2 (MD5) 20125895.pdf: 164954 bytes, checksum: ea34402f5e53a3c8c582164c61f8ae62 (MD5) Previous issue date: 2005-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Implicações das características comportamentais do terapeuta sobre o tratamento do autista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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