Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2858
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sarmet, Yvanna Gadelha | pt_BR |
dc.contributor.author | Cortez, Maira Van Dervis de Mattos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:37Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:32Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:37Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:32Z | - |
dc.date.issued | 2005-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2858 | - |
dc.description.abstract | A depressão constitui, atualmente, uma das principais preocupações de saúde pública conforme a OMS. Vários autores destacam que os estados depressivos estão aumentando e ocorrendo cada vez mais cedo. De acordo com estudos voltados para a depressão na infância, a incidência gira em torno de 5% das crianças e adolescentes da população geral. Embora com essa relevância, tem sido pouco diagnosticada e poucos pacientes se beneficiam do tratamento. O atendimento adequado da depressão em crianças é realizado envolvendo, basicamente, o tratamento psicoterápico para casos mais leves e a associação de psicoterapia e medicamentos para os casos mais graves. Nesse trabalho, procurou-se investigar como a depressão se apresenta em crianças em fase escolar, quais as implicações na vida e no rendimento acadêmico dessas crianças, como a psicoterapia comportamental entende o fenômeno depressão e como pode ajudar na minimização do sofrimento causado por esse estado, tanto no ambiente clínico, quanto no ambiente escolar. E partindo desses pressupostos, sugerir estratégias interventivas, sobretudo no ambiente escolar, que venham a contribuir com uma melhor qualidade de ensino e conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida para as crianças que sofrem de depressão. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20137355.pdf.txt: 132244 bytes, checksum: 97e0cba9fc409dc56eefba7a648f7687 (MD5) 20137355.pdf: 319160 bytes, checksum: 387f1b9839b5b7ee51e61638f95796ae (MD5) Previous issue date: 2005-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Depressão | - |
dc.subject | Criança | - |
dc.subject | Psicoterapia | - |
dc.subject | Contexto escolar | - |
dc.title | Depressão infantil no contexto escolar: uma visão comportamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005-06 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20137355.pdf | 311.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.