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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2866
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ciarallo, Cynthia Rejanne Correa Araujo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Gabriela dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:38Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:33Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:38Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:33Z | - |
dc.date.issued | 2006-06 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriela dos Santos. A linguagem do adolescente institucionalizado no CESAMI como construção de identidade. 2006. 69 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006. | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2866 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi feita em uma instituição intitulada Centro Sócio Educativo Amigoniano (CESAMI). Esta é um centro de internação provisória com capacidade máxima de 120 adolescentes. Tem como objetivo desenvolver um projeto de atenção ao adolescente com suspeita de delito, encaminhado pela Vara da Infância e da Juventude/DF, num período máximo de 45 dias até que o Juiz tome decisão quanto à aplicação ou não de medida sócio-educativa como resposta ao ato infracional julgado. Foi realizada nos meses de Março a Junho de 2006 e teve a finalidade de fazer uma análise da linguagem do adolescente institucionalizado com base nos seguintes objetivos: verificar como se processa a adaptação em termos de convivência e sobrevivência dentro de grupos fechados; qual o sentido da utilização desta linguagem específica nestes grupos para manutenção de vínculos sociais. Para tanto se realizou primeiramente uma observação assistemática e ao mesmo tempo participante da rotina diárias destes adolescentes. Após isso, foram feitas entrevistas com quatro adolescentes da Turma Girassol (seguro). Diante disso estabeleceu-se categorias para posterior análise e verificação das hipóteses, a saber: origem da forma de linguagem; utilização da linguagem; formas de aprendizado da linguagem; adaptação do novato à linguagem. Além disso, foi criado um glossário durante o tempo de observação com expressões utilizadas no dia-a-dia destes adolescentes. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20160919.pdf.txt: 123100 bytes, checksum: a86be3874df5ac4fb1eb1daea58a042d (MD5) 20160919.pdf: 332015 bytes, checksum: 3033b797049c895d040bc8e87bb15605 (MD5) Previous issue date: 2006-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A linguagem do adolescente institucionalizado no CESAMI como construção de identidade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006-06 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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