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dc.contributor.advisorVeiga, Heilapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Lívia Pontespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:40Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:34Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:40Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:34Z-
dc.date.issued2006-06pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2870-
dc.description.abstractCom as transformações ocorridas no mundo do trabalho, as organizações passaram a se interessar por variáveis que impactam no desempenho do trabalhador e na sua permanência na empresa. Dentre os assuntos relacionados ao comportamento humano nas organizações, a motivação e o comprometimento organizacional possuem grande destaque. O presente estudo tem por objetivo apresentar e analisar as relações entre a motivação, segundo a teoria da expectativa, e o comprometimento organizacional nas dimensões afetiva, calculativa e normativa dos funcionários do Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO, em Brasília. A amostra contou com 38 respondentes validados, dentre eles, 45% são analistas, 42% técnicos e 13% gestores. Para tanto, aplicou-se um questionário com instrumentos para mensurar a motivação e as dimensões do comprometimento organizacional. Diante dos resultados obtidos, observou-se que, no geral, os funcionários do SERPRO estão motivados com o trabalho e apresentam vínculo afetivo com a organização. Foram encontradas fortes correlações entre a motivação e os componentes do comprometimento organizacional nos gestores, resultado não observado nos outros dois cargos. A partir dos dados levantados, os gestores podem analisar as formas de envolvimento dos funcionários com a empresa, quais as expectativas e os valores relacionados ao trabalho são mais presentes em suas equipes e o quanto é percebido o desempenho como instrumental para obtenção destes resultados. Desta forma, estratégias podem ser discutidas para aumentar o nível de motivação e comprometimento com a organização. Espera-se que esta pesquisa possa ser útil para os estudos correlacionados à área organizacional, uma vez que trabalhos com este enfoque são escassos.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20161027.pdf.txt: 125747 bytes, checksum: 48abb01550ccaae40a96a4f4187e0920 (MD5) 20161027.pdf: 933421 bytes, checksum: ab3f7a746e99a1848c7ed256252342ac (MD5) Previous issue date: 2006-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMotivação-
dc.subjectTeoria da expectativa-
dc.subjectComprometimento organizacional afetivo-
dc.subjectCalculativo e normativo-
dc.titleRelações entre motivação e comprometimento organizacional em uma empresa públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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