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dc.contributor.advisorMeira, Maria do Carmo de Limapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Sueellen Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:42Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:36Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:42Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:36Z-
dc.date.issued2006-06pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2889-
dc.description.abstractA presente monografia se apresenta como um estudo teórico sobre a importância da afetividade para a aprendizagem. Apesar de diferentes em sua natureza, entende-se que a afetividade e a cognição sejam inseparáveis. O afeto pode ser compreendido como uma energia fundamental para que a estrutura cognitiva passe a operar. Ele demonstra toda a expressividade que envolve a afetividade que por sua vez influencia de forma decisiva o processo de aprendizagem. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. Este estudo considerou a afetividade na sua dimensão geral que por sua vez reflete o crescimento da aprendizagem por meio do afeto. Esta reflexão abrange a responsabilidade do profissional da educação sobre a aprendizagem cognitiva do educando, permeando-a pela afetividade, uma vez que esta se concebe como essencial à relação entre os processos cognitivos e afetivos no funcionamento psíquico humano. A aprendizagem afetiva tem entre seus propósitos mais eficazes as ações de ensinar e aprender, o que certamente supõe uma relação intrínseca com o funcionamento da inteligência e da emoção. A educação pelo afeto certamente contribuirá para a formação de cidadãos críticos e seguros de seu papel social. A afetividade e a inteligência se encontram consolidadas nas ações diárias de cada criança. O conhecimento da afetividade abrange através das emoções, das ações, dos desejos e da transferência, o melhor desenvolvimento da aprendizagem do aluno e, conseqüentemente, para uma melhor relação entre este e o professor. A escola, que prioriza a importância da afetividade se encontra voltada para a qualidade de relações, valorizando o desenvolvimento afetivo e não apenas o desenvolvimento cognitivo como elemento fundamental no desenvolvimento da criança como um todo. A emoção foi abordada de forma abrangente na vida da criança de aproximadamente 6 anos verificando de forma clara sua influência sobre a aprendizagem. A educação da emoção deve ser incluída entre os propósitos das ações de ensinar e aprender, o que supõe o conhecimento íntimo do modo de funcionamento da inteligência e da emoção. As emoções estão presentes na busca do conhecimento quando se estabelece relação de troca com o meio social.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAfeto-
dc.subjectAprendizagem e educação-
dc.titleA importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem em crianças de 6 anospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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