Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2889
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Meira, Maria do Carmo de Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Sueellen Pimentel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:42Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:36Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:42Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:36Z | - |
dc.date.issued | 2006-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2889 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia se apresenta como um estudo teórico sobre a importância da afetividade para a aprendizagem. Apesar de diferentes em sua natureza, entende-se que a afetividade e a cognição sejam inseparáveis. O afeto pode ser compreendido como uma energia fundamental para que a estrutura cognitiva passe a operar. Ele demonstra toda a expressividade que envolve a afetividade que por sua vez influencia de forma decisiva o processo de aprendizagem. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. Este estudo considerou a afetividade na sua dimensão geral que por sua vez reflete o crescimento da aprendizagem por meio do afeto. Esta reflexão abrange a responsabilidade do profissional da educação sobre a aprendizagem cognitiva do educando, permeando-a pela afetividade, uma vez que esta se concebe como essencial à relação entre os processos cognitivos e afetivos no funcionamento psíquico humano. A aprendizagem afetiva tem entre seus propósitos mais eficazes as ações de ensinar e aprender, o que certamente supõe uma relação intrínseca com o funcionamento da inteligência e da emoção. A educação pelo afeto certamente contribuirá para a formação de cidadãos críticos e seguros de seu papel social. A afetividade e a inteligência se encontram consolidadas nas ações diárias de cada criança. O conhecimento da afetividade abrange através das emoções, das ações, dos desejos e da transferência, o melhor desenvolvimento da aprendizagem do aluno e, conseqüentemente, para uma melhor relação entre este e o professor. A escola, que prioriza a importância da afetividade se encontra voltada para a qualidade de relações, valorizando o desenvolvimento afetivo e não apenas o desenvolvimento cognitivo como elemento fundamental no desenvolvimento da criança como um todo. A emoção foi abordada de forma abrangente na vida da criança de aproximadamente 6 anos verificando de forma clara sua influência sobre a aprendizagem. A educação da emoção deve ser incluída entre os propósitos das ações de ensinar e aprender, o que supõe o conhecimento íntimo do modo de funcionamento da inteligência e da emoção. As emoções estão presentes na busca do conhecimento quando se estabelece relação de troca com o meio social. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20162161.pdf.txt: 150202 bytes, checksum: a9d4ab588bb78f7b8852c233ab46d147 (MD5) 20162161.pdf: 378311 bytes, checksum: 0ec988358488930febaa381733fa0958 (MD5) Previous issue date: 2006-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Afeto | - |
dc.subject | Aprendizagem e educação | - |
dc.title | A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem em crianças de 6 anos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006-06 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20162161.pdf | 369.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.