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dc.contributor.advisorIsidro-Marinho, Geisonpt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Ana Luiza Rabello Mendespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:45Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:39Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:45Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:39Z-
dc.date.issued2006-11pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Ana Luiza Rabello Mendes. A aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivo. 2006. 47 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2915-
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho é detalhar e discutir a influência que a aprendizagem comportamental por regras exerce nos comportamentos obsessivo-compulsivos presentes no Transtorno Obsessivo-Compulsivo. As características essenciais do Transtorno Obsessivo Compulsivo são obsessões ou compulsões recorrentes, suficientemente graves a ponto de consumirem tempo ou causarem sofrimento acentuado ou prejuízo significativo e de substituírem um comportamento útil e gratificante, perturbando demasiadamente o funcionamento geral da pessoa. Ainda, o TOC é classificado como um transtorno da ansiedade, onde ansiedade, em termos comportamentais, é definida como um fenômeno clínico, quando implica em um comprometimento ocupacional do indivíduo, impedindo o andamento de suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas e quando envolve um grau de sofrimento considerado pelo indivíduo como significativo. O padrão comportamental característico dos transtornos de ansiedade é a esquiva fóbica, na qual o indivíduo emite uma resposta que elimina, ameniza ou adia determinado evento aversivo. Há também no TOC uma inadequação muito grande entre as auto-regras formuladas e excessivamente seguidas pelos indivíduos com TOC e a realidade. Além das auto-regras terem sido mal formuladas, não descrevendo uma relação contingencial compatível com a realidade, elas ainda são extremamente seguidas pelos sujeitos com TOC. Propõe-se, por fim, um modelo de intervenção analítico-comportamental baseado, principalmente, em técnicas de exposição e prevenção de resposta, na modelação, na reformulação de regras, na extensão do tratamento aos membros da família do cliente e no esclarecimento educativo. Por meio da presente monografia, o psicólogo pode melhorar sua atuação profissional, entendendo toda essa dinâmica da aprendizagem dos comportamentos obsessivo-compulsivos e, ao mesmo tempo, buscando intervenções mais eficazes no tratamento do quadro em questão.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20210732.pdf.txt: 102744 bytes, checksum: 48b724501782b6689a61e1e2a9294728 (MD5) 20210732.pdf: 271873 bytes, checksum: aa0bd172a85ccf17f1bdf24bdc895f61 (MD5) Previous issue date: 2006-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno obsessivo compulsivo-
dc.subjectTeoria analítico-comportamental-
dc.subjectRegra comportamental-
dc.titleA aprendizagem comportamental por regras no transtorno obsessivo-compulsivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-11pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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