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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Helke Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:45Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:39Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:45Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:39Z-
dc.date.issued2006-06pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2918-
dc.description.abstractNesta monografia, a autora apresenta e analisa criticamente, sob a perspectiva behaviorista radical, a hipótese defendida por estudiosos da área educacional e da escolar de que crianças que emitem, com freqüência muito mais alta que seus pares, comportamentos anti-sociais em suas interações na escola estão sob maior risco de sofrerem queda no desempenho escolar. O procedimento utilizado para efetuar essa análise foi apresentar e criticar premissas teóricas e construtos utilizados por esses estudiosos na pesquisa da hipótese, evidenciando a existência de uma multiplicidade conceitual que abre um vasto campo de pesquisa sobre a relação entre comportamento anti-social infantil e baixo desempenho escolar. Além de estudar a relação entre essas variáveis – o objetivo central do estudo –, a autora apresenta e analisa algumas questões referentes à estratégia de treinar as habilidades sociais dos alunos, proposta por vários educadores, e as habilidades sociais e profissionais dos professores, segundo o modelo proposto pelo grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS), da Universidade Federal de São Carlos. A autora propõe que o Behaviorismo Radical oferece uma alternativa cientificamente interessante à perspectiva mentalista, pela utilização de uma linguagem mais precisa e mais direcionada à utilização pragmática dos achados de pesquisa no quotidiano educacional e no escolar.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20210914.pdf.txt: 308049 bytes, checksum: 59fa6e2fab4aeefe3a654d15531de631 (MD5) 20210914.pdf: 781827 bytes, checksum: c648f0bd4b8d498389a64044750ab0a7 (MD5) Previous issue date: 2006-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento anti-social-
dc.subjectDesempenho escolar-
dc.subjectHabilidade social-
dc.subjectBehaviorismo radical-
dc.subjectPsicologia escolar-
dc.titleComportamento antissocial infantil e baixo desempenho escolar: estudo críticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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