Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2919
metadata.dc.type: TCC
Title: Pesquisa de clima organizacional: uma análise qualitativa
Authors: Neves, Juliana de Brito Seixas
metadata.dc.contributor.advisor: Veiga, Heila
Abstract: É crescente o número de organizações que realizam pesquisas para conhecer a opinião dos seus empregados sobre diversos fatores relacionados ao trabalho, entre os quais se destaca o clima organizacional. Por ser um instrumento poderoso no diagnóstico dos fatores relevantes na vida da organização, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta muito utilizada para o planejamento de estratégias de gestão de pessoas visando a melhoria no ambiente de trabalho. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em apoio ao aprimoramento de suas práticas gerenciais implementou o projeto de gestão do clima organizacional, já tendo realizado duas pesquisas. A última foi realizada em dezembro de 2005. A avaliação do clima organizacional foi feita nas quatro áreas da empresa: atendimento, tratamento e encaminhamento, distribuição e administrativa. Dos 11 fatores avaliados, a pesquisa detectou que a área de tratamento e encaminhamento se mostrou com índices bastante insatisfatórios em 4 fatores, a saber, “Atuação da Chefia”, “Ambiente Físico e Condições de Trabalho”, “Comunicação” e “Natureza do Trabalho”. Assim, tendo como base a pesquisa dos Correios, o presente trabalho teve como objetivo conhecer, com maior nível de detalhe, a avaliação que os empregados dessa área fazem sobre a empresa e o seu ambiente de trabalho, assim como as relações entre pares e superiores através de uma investigação adotando metodologia de pesquisa qualitativa, com o uso da técnica de grupo focal. Para a realização deste trabalho participaram da pesquisa 16 pessoas divididas em dois grupos focais, com 8 pessoas em cada um deles. Os resultados obtidos foram categorizados, de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo. As verbalizações do grupo 1 resultaram em 11 categorias e as do grupo 2 em 14. A escolha das categorias teve como base os fatores da pesquisa quantitativa de clima organizacional realizada na empresa em 2005. De maneira geral, o processo construtivo do discurso levou à observação de importantes aspectos do clima organizacional. Os principais aspectos observados foram a questão da mudança organizacional, surgida no grupo 1 e a importância do fator “Atuação da Chefia” e sua relação com os fatores “Equipe de Trabalho” e “Comunicação”, evidenciada nos dois grupos, além de outros que são discutidos na pesquisa. As verbalizações dos grupos foram examinadas em confronto com os resultados da pesquisa quantitativa realizada em 2005. Os instrumentos qualitativos permitem alcançar níveis importantes de detalhe e profundidade que não são conseguidos com os instrumentos quantitativos. Assim sendo, o método qualitativo utilizado neste trabalho foi útil para aprofundar características do clima organizacional identificadas pela pesquisa quantitativa. Ao final são apresentadas recomendações para a empresa e para a realização de futuras pesquisas desta mesma natureza.
Keywords: Clima organizacional
Pesquisa qualitativa
Grupo focal
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2919
Issue Date: Nov-2006
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20210928.pdf429.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.