Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorIsidro-Filho, Antoniopt_BR
dc.contributor.authorAmancio, Roberta Soarespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:46Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:40Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:46Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:40Z-
dc.date.issued2007-11pt_BR
dc.identifier.citationAMANCIO, Roberta Soares. Impacto de treinamento no trabalho: análise de um curso auto-instrucional em uma organização financeira. 2007. 80 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2921-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto do treinamento no trabalho a partir de percepções de 497 respondentes treinados no curso auto-instrucional Risco de Clientes do Banco do Brasil. Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica sobre as transformações em Gestão de Pessoas, os conceitos de competências e o modelo de Gestão de Pessoas baseada em competências e seus subsistemas. Em seguida, abordou-se o tema do treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), seus conceitos e os processos de TD&E, que são a avaliação de necessidades, planejamento e execução, e avaliação de treinamento. Por fim, tratou-se da importância da avaliação de treinamentos e da sua evolução. Para isso foram abordados os níveis de avaliação e os principais modelos existentes na literatura. Destacou-se a avaliação de impacto do treinamento no trabalho, as medidas de impacto em profundidade e em largura, e as principais variáveis preditoras do impacto, como o suporte à transferência e as características demográficas e profissionais. A coleta de dados envolveu análise documental e aplicação de questionários de auto-avaliação. O instrumento de pesquisa é um questionário de impacto já utilizado pela organização estudada para avaliar os treinamentos com itens baseados no modelo IMPACT de Abbad (1999). A amostra foi composta, em sua maioria, por participantes do gênero masculino, com grau de escolaridade concentradas no 3º grau e pós-graduação, pertencentes a cargos de nível gerencial, localizados, preferencialmente, nas Unidades Operacionais e nas regiões Sudeste e Sul do país. A análise dos dados concentrou-se no nível individual, sem levar em consideração percepções de superiores ou colegas do funcionário treinado (hetero-avaliação). A análise estatística dos dados envolveu processos como médias, desvios padrão, moda, freqüência e porcentagem dos itens. Também foram feitas análises de regressão para examinar a correlação entre as variáveis independentes suporte à transferência e características da clientela, com as variáveis dependentes de impacto do treinamento no trabalho, considerando a percepção dos treinados sobre essas variáveis. Os resultados mostraram que os treinandos percebem o impacto do treinamento no trabalho como positivo, e apenas a variável suporte à transferência contribuiu significativamente para a explicação de impacto do treinamento no desempenho do indivíduo em profundidade e largura. Sendo que as variáveis de suporte psicossocial e conseqüências ao uso da aprendizagem explicaram melhor as medidas de impacto do que o suporte material. As variáveis demográficas e funcionais não contribuíram significativamente para explicar o impacto.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20211100.pdf.txt: 197923 bytes, checksum: 2009a569af0a747dca931232fcb90ce7 (MD5) 20211100.pdf: 464308 bytes, checksum: 2192fc2d8ca2a40340e5e41953154245 (MD5) Previous issue date: 2007-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamento e desenvolvimento-
dc.subjectImpacto de treinamento no trabalho-
dc.subjectSuporte à transferência de treinamento-
dc.titleImpacto de treinamento no trabalho: análise de um curso auto-instrucional em uma organização financeirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-11pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20211100.pdf453.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.