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dc.contributor.advisorMenezes, Izane Nogueira dept_BR
dc.contributor.authorArantes, Juliana de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:47Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:41Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:47Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:41Z-
dc.date.issued2006-11pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2929-
dc.description.abstractO abuso sexual infantil é uma violência que sempre existiu na história da humanidade, porém este é um assunto pouco difundido por causar um certo desconforto na sociedade em geral. As vítimas de abuso sexual infantil podem apresentar vários problemas físicos e psicológicos depois deste incidente, e na maioria das vezes, elas acabam se adaptando ao contexto de abuso sexual, comportando-se de forma passiva diante desta situação. Muitas crianças sofrem novas situações de abuso sexual no decorrer de suas vidas, devido a falta de aprendizagem de auto-proteção. Além disso, a criança abusada sexualmente pode aprender com o próprio abusador, a também abusar de outras pessoas, tornando-se um futuro abusador, ocorrendo assim uma cadeia de abusos sexuais sem fim. Desta forma, este trabalho aborda o treino das habilidades sociais e em específico as habilidades assertivas e as habilidades empáticas como forma de prevenção e tratamento de crianças vítimas de abuso sexual. O treino assertivo tem como objetivo principal ensinar comportamentos que sejam específicos ao repertório comportamental da criança vítima de abuso sexual, possibilitando assim que esta adquira condições de desenvolver comportamentos de auto-proteção, de valorização dos direitos e deveres, de recusar pedidos abusivos, de expressar as próprias vontades, isto é, de alcançar o objetivo desejado, mas sempre respeitando a posição e o espaço do outro. As habilidades empáticas podem ajudar a prevenir comportamentos anti-sociais, como o de abusar sexualmente de outras pessoas. A criança que aprende a validar os sentimentos do outro tende a valorizar e a respeitar os limites do outro.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20211620.pdf.txt: 82535 bytes, checksum: 8c13c56d96ede71bb746df78f502336b (MD5) 20211620.pdf: 187742 bytes, checksum: 0b524a4fcbf575994516a280b7901ce1 (MD5) Previous issue date: 2006-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAbuso sexual-
dc.subjectCriança-
dc.subjectHabilidade social-
dc.titleO treino das habilidades sociais com crianças abusadas sexualmentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-11pt_BR
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