Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Menezes, Izane Nogueira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Lilian Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:48Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:41Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:48Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2006-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2930 | - |
dc.description.abstract | Nos consultórios, têm aumentado a procura por atendimento para as crianças em virtude dos sentimentos por elas vivenciados, acrescido à freqüência considerável com que o terapeuta verifica a ocorrência destes encobertos em atendimento clínico. Essa crescente demanda justifica o interesse pelo tema dos sentimentos. Neste ponto, convém esclarecer que para o Behaviorismo Radical, os comportamentos encobertos são também objetos de estudo por serem de mesma natureza que as demais respostas. Baseado neste pressuposto, os sentimentos podem ser compreendidos a partir das variáveis ambientais das quais é função. A fim de compreendê-los, o terapeuta poderá estimular de diversas formas a expressão dos sentimentos por parte de seus clientes, visto que as crianças apresentam dificuldades diversas para relatarem sobre o que sentem, dificuldades que são aprendidas com a própria comunidade verbal. Essas dificuldades requerem a inserção, por parte do terapeuta, de estratégias lúdicas, enquanto um elemento facilitador para o processo terapêutico como um todo. Com o objetivo de ensinar as crianças a discriminarem seus sentimentos, bem como de estimulá-las à expressá-los, duas estratégias serão descritas. Os resultados possíveis do trabalho que tem por ênfase os sentimentos envolvem o autoconhecimento, a ampliação do repertório comportamental e a autonomia por parte da criança, o que explica o interesse dos terapeutas comportamentais pelos sentimentos dos clientes. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20211724.pdf.txt: 96366 bytes, checksum: 3a1e28892b6a2aa06cf7bb0d25b0687b (MD5) 20211724.pdf: 310415 bytes, checksum: c4dcaf8d0bc5731fed97d93ff3ac60bd (MD5) Previous issue date: 2006-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sentimento | - |
dc.subject | Comportamento encoberto | - |
dc.subject | Estratégia lúdica | - |
dc.subject | Atendimento infantil | - |
dc.title | A importância dos sentimentos no atendimento a crianças | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20211724.pdf | 303.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.