Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2935
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ciarallo, Cynthia Rejanne Correa Araujo | pt_BR |
dc.contributor.author | Brandão, Sheylane Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:48Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:41Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:48Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2007-11 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Sheylane Nunes. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é: o papel do psicólogo jurídico no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. 2007. 42 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007. | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2935 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho surgiu a partir de uma experiência de um ano e meio na Vara da Infância especificamente na Seção de Medidas Socioeducativas e tem como objetivo abordar o papel e a posição em que está o psicólogo no atendimento ao jovem autor de ato infracional. Para tal intento foi feita uma pesquisa qualitativa constando de quatro entrevistas com as psicólogas da seção e análise de três casos de adolescentes com processos infracionais na SEMSE (Seção de Medidas Socioeducativas). Antes da pesquisa foi feito uma sucinta revisão de bibliografia abordando o desenvolvimento e a adolescência, que como entendemos hoje, é fruto de diversas transformações históricas assim como seus aspectos relativos à legislação: o Brasil deu vários passos no que dizem respeito a legislação do menor. Entretanto, muita reflexão é necessária a respeito da institucionalização do funcionamento e atendimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e, especificamente, de que forma o psicólogo se insere nisso. Na fala das entrevistadas podemos encontrar um conjunto de categorias que revelam um pouco desse universo tão novo: a junção do direito e psicologia. São eles: Espaço de escuta, categoria onde se evidencia a forma como elas percebem o seu lugar de atuação; Olhar diferenciado, que diz da necessidade de se ter, sobre o adolescente em conflito com a lei um olhar outro que não seja o que existe no senso comum e na esfera jurídica; A proteção, essa categoria se relaciona com a doutrina de proteção integral preconizada no ECA; a atuação limitada é uma categoria que aborda um pouco sobre os entraves entre a atuação do psicólogo dentro da justiça; Não reconhecimento, se relaciona muito com a categoria anterior, abordando ainda a forma como as psicólogas percebem o olhar dos adolescentes sobre sua atuação; Falta de clareza é uma categoria que mostra claramente como o psicólogo na esfera jurídica se sente muitas vezes deslocado do sistema em que atua. Após a análise dessas categorias foi feita uma discussão sobre os dados obtidos relacionando com os processos infracionais analisados. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20212093.pdf.txt: 70369 bytes, checksum: 62918d4614c003dbae534092404da3b9 (MD5) 20212093.pdf: 316673 bytes, checksum: 9a7222814e14dc2ffab695376210d39f (MD5) Previous issue date: 2007-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adolescente em conflito com a lei | - |
dc.subject | Psicologia | - |
dc.subject | Justiça | - |
dc.title | Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é: o papel do psicólogo jurídico no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20212093.pdf | 309.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.