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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorVieira, Antônia de Fátima Alvespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:51Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:43Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:51Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:43Z-
dc.date.issued2007-12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2949-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir a formação de conceitos segundo a perspectiva de Vygotsky um dos autores que na atualidade é uma das referências no embasamento do trabalho educacional. Falar da perspectiva dele é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Considerando que o seu trabalho, é extremamente complexo e tem gerado diversas interpretações e aplicação. Vygotsky elaborou o seu programa de pesquisa na teoria sócio-histórica como abordagem sócio-interacionista cujo objetivo era caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida do indivíduo. O trabalho está estruturado em três capítulos. Primeiramente discute-se o próprio conceito de conceito e são apresentadas algumas definições psicológicas do que vem a ser a formação de conceito. Acompanhando uma revisão de literatura, encontramos quatro teorias ou visões presentes na investigação psicológicas sobre conceitos: a visão clássica, a visão prototípica, a visão dos exemplares e a visão teórica. Acredita-se que no decorrer da idade ocorrem mudanças qualitativas no desenvolvimento de conceitos e por isso tem sido objeto de muitas investigações. A formação de conceitos é um dos pontos de preocupação de Vygotsky, sendo grande a sua contribuição para o ensino escolar. Em seguida, defende-se a importância de se estudar a formação de conceito com o objetivo de aprofundar conhecimentos, busca-se na teoria de Vygotsky todo o contexto de como as funções mentais superiores são constituídas ao longo da vida social do homem, e a função do cérebro sendo um sistema aberto que está em constante interação. No caso do ser humano, a idéia básica de Vygotsky é que a relação do homem com mundo não é uma relação direta, mas uma relação mediada. A mediação pode ser feita através de instrumentos e signos que são construídos culturalmente e a linguagem é o principal instrumento de representação simbólica que os seres humanos dispõem. A linguagem tem duas funções básicas: comunicação e pensamento generalizante, que é onde a língua encaixa o pensamento. A relação entre pensamento e a fala passa por várias mudanças ao longo do desenvolvimento, apesar de terem origem e desenvolverem independentemente, em certo momento o pensamento e a linguagem se encontra e dão origem ao funcionamento psicológico complexo. Segundo Vygotsky, a conquista da linguagem representa um marco no desenvolvimento do homem. Vygotsky enfatiza em suas obras a importância dos processos de aprendizado: o aprendizado pressupõe uma natureza social especifica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daqueles que as cercam. No terceiro e último capítulo aborda-se o desenvolvimento de conceitos cotidianos e científicos como se relacionam e se influenciam e como se dá a aprendizagem dos mesmos e as implicações educacionais.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria sócio-histórica-
dc.subjectFormação de conceito-
dc.subjectEnsino-aprendizagem-
dc.titleA formação de conceito na perspectiva de Vygotskypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-12pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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