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dc.contributor.advisorNeubern, Maurício da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Camila Clara Henriquept_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:52Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:46Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
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dc.date.issued2007-12pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Camila Clara Henrique. Experiência religiosa como produção de sentido na pós-modernidade. 2007.43 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2967-
dc.description.abstractEste trabalho tem como proposta a compreensão da experiência religiosa como produção de sentido na pós-modernidade. A dimensão de uma experiência religiosa só pode ser explicitada pelo sujeito que por esta passa. Descrições e análises de aspectos presentes no campo religioso como crenças, rituais e a movimentação de movimentos culturais apenas sugerem os sentidos subjetivos que se configuram no processo da manifestação do sagrado no sujeito. Para tanto buscou-se relacionar a noção de subjetividade e conceitos complementares como sentido subjetivo e configuração subjetiva na esfera religiosa. A subjetividade é caracterizada como um processo de organização de sentidos e significados que se articulam em diferentes formas e níveis no sujeito e na personalidade bem como nos espaço sociais em que o sujeito atua. É um sistema multideterminado, contraditório e em constante movimento. Um aspecto constitutivo essencial da subjetividade humana é a emoção que adquire a capacidade de resignificar as diversas ações do sujeito na prática religiosa. O objetivo aqui esteve em torno dos sentidos e significados implicados na experiência religiosa. O presente trabalho estará situado em três eixos: o sentido subjetivo produzido pelo sujeito na religião; o espaço de produção social e cultural da subjetividade que envolve o sujeito na prática religiosa e a manifestação do sagrado no sujeito da experiência religiosa. Desse modo, no primeiro capítulo será apresentada a subjetividade produzida na religião desde a noção de sentido subjetivo, a comunicação com o sagrado e a vivência do sagrado além do templo. O segundo capítulo tem por foco a religião em seus aspectos sociais na breve explanação da pós modernidade, o sujeito pós-moderno e sua construção na religião e por fim o terceiro o leitor verá a compreensão do que seja a experiência religiosa. As explanações aqui contidas descrevem de certa forma a busca de sentido do sujeito diante das adversidades da vida. A religião possibilita ao sujeito significar sua existência conferindo-lhe segurança diante das incertezas ou das poucas certezas que ainda se tem. Compreender a religião como produção subjetiva sugere compreender que configurações de sentido estão sendo produzidas no sujeito da experiência religiosa.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSubjetividade-
dc.subjectExperiência religiosa-
dc.subjectPós-modernidade-
dc.titleExperiência religiosa como produção de sentido na pós-modernidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-12pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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