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dc.contributor.advisorVeiga, Heilapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Lilian Mariana de Oliveira Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:55Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:49Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:55Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:49Z-
dc.date.issued2007-06pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2989-
dc.description.abstractO tema geral deste trabalho é avaliar o impacto da implantação de um programa de avaliação de desempenho e propor melhorias. Para obter esse resultado, foram traçados objetivos específicos: (a) verificar quais dos trabalhadores foram avaliados, (b) identificar a visão do Colaborador e a do Supervisor quanto ao processo, (c) relacionar a Avaliação de Desempenho com a Gestão de Pessoas, (d) apontar dificuldades de realização do mesmo no Hospital Brasília e (e) propor melhorias. Para atingir os objetivos traçados, o método utilizado foi entrevista semi-estruturada com nove trabalhadores, sendo três supervisores de área e seis colaboradores. A análise das entrevistas foi realizada com base nos capítulos teóricos deste trabalho. A Avaliação de Desempenho é uma atividade que foi recentemente implantada no hospital para todos os colaboradores, isto é, para os colaboradores lotados no hospital, excluindo os terceirizados. Pode-se perceber, partir das entrevistas, que o processo de Avaliação de Desempenho, bem como seus objetivos principais, são conhecidos pelos colaboradores, porém, as dificuldades para a eficácia deste processo encontram-se justamente no cumprimento de datas de entrega, na capacitação e compromisso dos supervisores, na extensão do formulário a ser preenchido no momento da avaliação, na utilização dos mesmos fatores de avaliação no formulário independentemente de cargo e setor e na ausência de mudança mesmo após a avaliação. Dessa forma, discute-se tanto a questão de uma melhor adaptação dos fatores que compõem o formulário quanto da atitude dos colaboradores e supervisores frente ao processo. Também é tida a posição da Avaliação de Desempenho como uma atividade inserida no sistema, isto é, que faz parte da Cultura Organizacional e possui a credibilidade dos participantes da mesma. É, sem dúvida, portanto, um processo que precisa melhorar em termos de instrumento de avaliação, em atitude dos participantes e em dissipação de mudanças setoriais e organizacionais a partir dos resultados obtidos na atividade. Devido às dificuldades encontradas, indica-se a intervenção de uma proposta de melhoria constituída de treinamentos para a conduta da avaliação pelos supervisores; revisão criteriosa do formulário de avaliação de desempenho; treinamentos para a conscientização da importância do processo avaliativo tanto para supervisores quanto para colaboradores; elaborar uma correlação da realização da avaliação de desempenho com algum benefício ao supervisor ou alguma punição quando este não corresponder em termos de responsabilidade com á área de Recursos Humanos, ou seja, não realizar a avaliação e não entregar na data prevista. Dessa forma, o controle do processo se tornará mais fácil e ágil e, conseqüentemente, o retorno das avaliações para a administração do hospital virá com muito mais constância e rapidez, proporcionando o remediar de maneira mais eficaz, após a constatação da raiz do problema e ação corretiva sobre o mesmo prontamente.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20262354.pdf.txt: 164949 bytes, checksum: f46148c882cd27448579e5a5311ee30f (MD5) 20262354.pdf: 432325 bytes, checksum: fe5f3aa43bb7e751c65d000f860cb963 (MD5) Previous issue date: 2007-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenho-
dc.subjectDificuldade-
dc.subjectProposta de melhoria-
dc.titleAvaliação de desempenho: análise de modelo e propostas de melhoriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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