Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorSousa Neta, Sonia Bárbara de Azevedo ept_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:52Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:49Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:52Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:49Z-
dc.date.issued2006-11pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2990-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão crítica acerca do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) dentro do campo de dificuldades de aprendizagem e a medicalização do fracasso escolar. Primeiramente foi traçado um histórico do conceito de TDAH abordando os vários termos e pesquisas utilizadas por autores clássicos até os mais atuais. Depois, apresentado a definição do TDAH por vários autores, pelo DSM – IV e CID -10, os critérios diagnósticos e a sua prevalência, atentando para o fato de que o número crianças que são consideradas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade parece aumentar a cada dia, chegando a 3% a 5% de crianças em idade escolar. Finalmente, enfatizamos os efeitos do diagnóstico sobre o desempenho escolar das crianças diagnosticadas sobre a relação professor e aluno, tentando mostrar que os problemas de aprendizagem podem não ter sua origem apenas em aspectos cognitivos, mas também em vários aspectos, como rotulações e práticas pedagógicas não adequadas aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Concluiu-se, ao final desse trabalho que crianças que apresentam o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são crianças com capacidade de aprendizagem iguais a qualquer criança.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 9961216.pdf.txt: 78419 bytes, checksum: 0dc418c7b5bc7aeb277643a9ed6609fd (MD5) 9961216.pdf: 194351 bytes, checksum: 2b6b3c8cf563caf43fa9ec3e356e1d94 (MD5) Previous issue date: 2006-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)-
dc.subjectMedicalização do fracasso escolar-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subjectRelação professor-aluno-
dc.titleOs efeitos do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-11pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9961216.pdf189.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.