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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa Neta, Sonia Bárbara de Azevedo e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:52Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:49Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:52Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:49Z | - |
dc.date.issued | 2006-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2990 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão crítica acerca do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) dentro do campo de dificuldades de aprendizagem e a medicalização do fracasso escolar. Primeiramente foi traçado um histórico do conceito de TDAH abordando os vários termos e pesquisas utilizadas por autores clássicos até os mais atuais. Depois, apresentado a definição do TDAH por vários autores, pelo DSM – IV e CID -10, os critérios diagnósticos e a sua prevalência, atentando para o fato de que o número crianças que são consideradas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade parece aumentar a cada dia, chegando a 3% a 5% de crianças em idade escolar. Finalmente, enfatizamos os efeitos do diagnóstico sobre o desempenho escolar das crianças diagnosticadas sobre a relação professor e aluno, tentando mostrar que os problemas de aprendizagem podem não ter sua origem apenas em aspectos cognitivos, mas também em vários aspectos, como rotulações e práticas pedagógicas não adequadas aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Concluiu-se, ao final desse trabalho que crianças que apresentam o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são crianças com capacidade de aprendizagem iguais a qualquer criança. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 9961216.pdf.txt: 78419 bytes, checksum: 0dc418c7b5bc7aeb277643a9ed6609fd (MD5) 9961216.pdf: 194351 bytes, checksum: 2b6b3c8cf563caf43fa9ec3e356e1d94 (MD5) Previous issue date: 2006-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | - |
dc.subject | Medicalização do fracasso escolar | - |
dc.subject | Aprendizagem | - |
dc.subject | Relação professor-aluno | - |
dc.title | Os efeitos do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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