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dc.contributor.advisorIsidro-Marinho, Geisonpt_BR
dc.contributor.authorHolanda Filho, Adelson Henriquept_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:55Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:49Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:55Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:49Z-
dc.date.issued2007-06pt_BR
dc.identifier.citationHOLANDA FILHO, Adelson Henrique. Intervenções analítico-comportamentais considerando o conceito de regras. 2007. 47 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2993-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo, discutir o conceito de regras na visão analítico-comportamental, bem como suas implicações no comportamento humano e na clínica psicoterapêutica. Isso inclui como as regras são formuladas, problemas que ocorrem devido ao seguimento de regras, situações dentro da clínica que envolvem regras e intervenções que manipulam regras. Albuquerque (2001) define regras como estímulos antecedentes que podem descrever contingências e exercer múltiplas funções regras: estímulos antecedentes verbais, estímulos alteradores de função, operação estabelecedora. Como a terapia analítico-comportamental se trata de uma nova aprendizagem de comportamentos do cliente, deve-se considerar as duas maneiras principais de como essa aprendizagem ocorre: exposição às contingências e pelo seguimento de regras. Logo, há uma discussão bibliográfica importante na área, sobre qual seria a melhor estratégia adotada no consultório para a modificação do comportamento do cliente. O problema está em definir quando e como devem ser utilizadas técnicas de modificação de regras (depende da história de vida do cliente, das contingências envolvidas, reforçadores de dentro e de fora do setting terapêutico, etc) ou expor o cliente às contingências, e que o cliente siga as orientações do terapeuta em ambos os casos. Como combinar melhor então, esses dois processos de aprendizagem, uma vez que um interfere no funcionamento do outro? O que fazer quando o cliente mostrar-se resistente em seguir novas regras? Como lidar com os reforçadores mais poderosos existentes nas contingências fora do ambiente terapêutico? Um estudo detalhado sobre as regras, pode proporcionar material suficiente para esclarecer essas questões e outras mais.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRegra-
dc.subjectAutorregra-
dc.subjectTerapia-
dc.subjectAnálise do comportamento-
dc.titleIntervenções analítico-comportamentais considerando o conceito de regraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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