Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2995
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Flores, Eileen Pfeiffer | pt_BR |
dc.contributor.author | Elnour, Sara Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:55Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:50Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:55Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:50Z | - |
dc.date.issued | 2007-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2995 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teórico pretende discutir os vários conceitos de indisciplina no contexto escolar, tendo em vista que a indisciplina é um fenômeno que surge nas escolas, sejam elas públicas ou particulares. Não possui uma faixa etária exata e talvez seja um dos maiores problemas que as escolas enfrentam hoje em dia. Como ponto de partida, a história da infância até os dias atuais foi um referencial para o entendimento do conceito de infância ao longo dos séculos e, por meio desse retorno ao passado, buscou-se compreender como o conceito de indisciplina ou disciplina foi surgindo juntamente com a infância. Um breve histórico sobre a instituição escolar foi importante para a compreensão das relações entre a escola e a infância nos diversos momentos históricos, novamente observando como o fenômeno da indisciplina surgiu em cada período da história. Desta maneira, a discussão sobre a indisciplina se fez presente, buscando o pensamento de vários autores acerca do assunto para demonstrar as diversas opiniões e problematizar o fenômeno. Uma reflexão sobre a escola como instituição social também foi feita, com o objetivo de compreender qual é o papel da escola ou o que a sociedade espera das escolas. A relação professor-aluno foi discutida a fim de problematizar as possíveis causas da indisciplina e, por meio de alguns exemplos demonstrar a visão que os alunos têm dos professores e vice-versa. Foi mostrada também a opinião dos professores sobre o ambiente da sala de aula e o que gostariam que fosse diferente. Foram apresentadas algumas sugestões e exemplos de como a sala de aula pode se tornar um ambiente propício ao aprendizado e dessa maneira como a indisciplina pode ser combatida. Finalmente, o relato de uma vivência de quatro meses em uma escola pública foi utilizado para ilustrar as dificuldades dos professores em sala de aula, os problemas relacionados à falta de um ambiente confortável e aprazível e os obstáculos da falta de entendimento sobre uma escola que têm uma proposta pedagógica muito bem elaborada, porém que não corresponde à realidade vivida nas salas de aula. Todo esse relato foi relacionado com a opinião dos autores sobre a escola, a educação e a atuação dos professores. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20276383.pdf.txt: 132891 bytes, checksum: 12b7f0e0c78410e582015b8b678ce89d (MD5) 20276383.pdf: 216566 bytes, checksum: 58bd0f6a8e6c7ceb2a379d23a8ccaf3a (MD5) Previous issue date: 2007-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | - |
dc.subject | Escola | - |
dc.subject | Relação professor-aluno | - |
dc.title | Indisciplina: um conceito em debate | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007-06 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20276383.pdf | 211.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.