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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorElnour, Sara Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:55Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:50Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:55Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:50Z-
dc.date.issued2007-06pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2995-
dc.description.abstractO presente trabalho teórico pretende discutir os vários conceitos de indisciplina no contexto escolar, tendo em vista que a indisciplina é um fenômeno que surge nas escolas, sejam elas públicas ou particulares. Não possui uma faixa etária exata e talvez seja um dos maiores problemas que as escolas enfrentam hoje em dia. Como ponto de partida, a história da infância até os dias atuais foi um referencial para o entendimento do conceito de infância ao longo dos séculos e, por meio desse retorno ao passado, buscou-se compreender como o conceito de indisciplina ou disciplina foi surgindo juntamente com a infância. Um breve histórico sobre a instituição escolar foi importante para a compreensão das relações entre a escola e a infância nos diversos momentos históricos, novamente observando como o fenômeno da indisciplina surgiu em cada período da história. Desta maneira, a discussão sobre a indisciplina se fez presente, buscando o pensamento de vários autores acerca do assunto para demonstrar as diversas opiniões e problematizar o fenômeno. Uma reflexão sobre a escola como instituição social também foi feita, com o objetivo de compreender qual é o papel da escola ou o que a sociedade espera das escolas. A relação professor-aluno foi discutida a fim de problematizar as possíveis causas da indisciplina e, por meio de alguns exemplos demonstrar a visão que os alunos têm dos professores e vice-versa. Foi mostrada também a opinião dos professores sobre o ambiente da sala de aula e o que gostariam que fosse diferente. Foram apresentadas algumas sugestões e exemplos de como a sala de aula pode se tornar um ambiente propício ao aprendizado e dessa maneira como a indisciplina pode ser combatida. Finalmente, o relato de uma vivência de quatro meses em uma escola pública foi utilizado para ilustrar as dificuldades dos professores em sala de aula, os problemas relacionados à falta de um ambiente confortável e aprazível e os obstáculos da falta de entendimento sobre uma escola que têm uma proposta pedagógica muito bem elaborada, porém que não corresponde à realidade vivida nas salas de aula. Todo esse relato foi relacionado com a opinião dos autores sobre a escola, a educação e a atuação dos professores.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIndisciplina-
dc.subjectEscola-
dc.subjectRelação professor-aluno-
dc.titleIndisciplina: um conceito em debatept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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