Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3022
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schneider, Ciomara | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Leyland Galletti de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:01Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:53Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:01Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:53Z | - |
dc.date.issued | 2008-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3022 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa constituiu-se em uma reflexão sobre a inserção do aluno na escola inclusiva e o papel do psicólogo no processo da inclusão, compreendendo a inserção do aluno especial nessa escola, analisando o projeto-pedagógico instituído, identificando o papel do psicólogo frente ao processo de inclusão e discutindo o papel da comunidade e da família no processo de inclusão. O pressuposto deste trabalho é a sistematização do referencial teórico com análise dos aspectos observados durante a pesquisa sobre inclusão escolar, ressaltando a importância deste assunto, a pesquisa terá como foco principal, a elaboração de reflexões sobre o conteúdo, por meio de entrevistas com o psicólogo e professor de uma escola inclusiva e observações realizadas com alunos especiais, com o objetivo de contextualizar as hipóteses suscitadas. O tema inclusão é considerado um tema divergente, pois implementa uma nova metodologia, desvinculando de antigos paradigmas, como aqueles implementados pela aprendizagem tradicional, por isso deve ser discutido com prudência, incluindo todos os agentes envolvidos nesse processo e analisando de maneira global, ou seja , abarcando o tema com integralidade. No início deste trabalho, destacou-se definições importantes para facilitar a compreensão do leitor, definindo conceitos e características gerais sobre a escola, a educação especial, a escola inclusiva e as deficiências sensoriais, incapacidades físicas e as deficiências mentais. Em seguida, aborda-se a inserção do aluno especial na escola inclusiva, o currículo estabelecido na escola inclusiva e o desafio da inclusão. Na seqüência, abordou-se questões referentes ao papel do psicólogo no processo da inclusão escolar, contextualizando a pesquisa nas dificuldades no sistema Brasileiro no processo de inclusão. Ao final, se propôs uma reflexão sobre os dados coletados da pesquisa qualitativa, articulando com o referencial teórico. Concluindo, observou-se que a escola, a equipe psicopedagógica, a família e a sociedade são parceiras no processo de inclusão e desenvolvimento do aluno, promovendo planejamentos estratégicos e reflexões sobre a inserção do aluno especial na escola inclusiva e o papel do psicólogo nesse processo. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20311232.pdf.txt: 126747 bytes, checksum: ac12523c7cff591ee3806d6ddf111bee (MD5) 20311232.pdf: 229800 bytes, checksum: 253505cacec516a3f7d81d12e5ee4571 (MD5) Previous issue date: 2008-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aluno especial | - |
dc.subject | Inclusão escolar | - |
dc.subject | Papel do psicólogo na inclusão escolar | - |
dc.title | A inserção do aluno especial na escola inclusiva e o papel do psicólogo nesse processo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2008-11 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20311232.pdf | 224.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.