Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3035
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tunes, Elizabeth | pt_BR |
dc.contributor.author | Pontes, Patricia Casasanta | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:07:15Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:55Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:07:15Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:55Z | - |
dc.date.issued | 2005-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3035 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma reflexão crítica acerca da possibilidade de promoção de sucesso na escola brasileira. Para isso, é necessário apresentar um panorama da Educação Básica no Brasil, a partir de dados estatísticos e da Constituição Federal. Em seguida, partindo de estudos e teorias de diversos autores da Psicologia e da Educação, faz-se uma revisão do conceito de fracasso escolar e possíveis forma de solucioná-lo que foram – ou não – tomadas no Brasil. Partindo-se da premissa que a alfabetização é fator indispensável ao sucesso escolar, optou-se por ilustrar e situar o leitor quanto à visão de alfabetização utilizada neste trabalho. Foi feita uma revisão do que os teóricos construtivistas e sócio-construtivistas consideram como sendo o processo de aquisição da leitura e da escrita, em especial as visões de Emilia Ferreiro e Vygotsky. Depois, tratando do sucesso escolar propriamente dito, discute-se a configuração da escola brasileira e as formas como ela trabalha, refletindo sobre as possibilidades de sucesso. Finalmente, discorre-se sobre os fatores que interferem no sucesso escolar, promovendo-o ou impedindo-o, e apresenta-se a ótica da relação professor-aluno, como forma de encontrar um caminho para o sucesso escolar. Conclui-se, então, a impossibilidade de sucesso, a partir do enfoque relacional tomado, devido à estrutura massificadora e reprodutora de conhecimento existente na escola brasileira. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20058998.pdf.txt: 134609 bytes, checksum: d797fe517c7c9e010959e5aee6039214 (MD5) 20058998.pdf: 267308 bytes, checksum: a6e247c1c11a65b8dc08f464cb55e6ac (MD5) Previous issue date: 2005-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Sucesso ou fracasso escolar: uma questão de relação professor-aluno | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005-06 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20058998.pdf | 261.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.