Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3035
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTunes, Elizabethpt_BR
dc.contributor.authorPontes, Patricia Casasantapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:07:15Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:57:55Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:07:15Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:57:55Z-
dc.date.issued2005-06pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3035-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão crítica acerca da possibilidade de promoção de sucesso na escola brasileira. Para isso, é necessário apresentar um panorama da Educação Básica no Brasil, a partir de dados estatísticos e da Constituição Federal. Em seguida, partindo de estudos e teorias de diversos autores da Psicologia e da Educação, faz-se uma revisão do conceito de fracasso escolar e possíveis forma de solucioná-lo que foram – ou não – tomadas no Brasil. Partindo-se da premissa que a alfabetização é fator indispensável ao sucesso escolar, optou-se por ilustrar e situar o leitor quanto à visão de alfabetização utilizada neste trabalho. Foi feita uma revisão do que os teóricos construtivistas e sócio-construtivistas consideram como sendo o processo de aquisição da leitura e da escrita, em especial as visões de Emilia Ferreiro e Vygotsky. Depois, tratando do sucesso escolar propriamente dito, discute-se a configuração da escola brasileira e as formas como ela trabalha, refletindo sobre as possibilidades de sucesso. Finalmente, discorre-se sobre os fatores que interferem no sucesso escolar, promovendo-o ou impedindo-o, e apresenta-se a ótica da relação professor-aluno, como forma de encontrar um caminho para o sucesso escolar. Conclui-se, então, a impossibilidade de sucesso, a partir do enfoque relacional tomado, devido à estrutura massificadora e reprodutora de conhecimento existente na escola brasileira.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:57:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20058998.pdf.txt: 134609 bytes, checksum: d797fe517c7c9e010959e5aee6039214 (MD5) 20058998.pdf: 267308 bytes, checksum: a6e247c1c11a65b8dc08f464cb55e6ac (MD5) Previous issue date: 2005-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSucesso ou fracasso escolar: uma questão de relação professor-alunopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20058998.pdf261.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.