Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3042
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tunes, Elisabeth | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Paula Luciana Menezes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T18:08:52Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:57:55Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T18:08:52Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:57:55Z | - |
dc.date.issued | 2004-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3042 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende contribuir para uma discussão crítica sobre a constituição do sujeito portador da Síndrome de Asperger, por meio da descrição, análise e interpretação do discurso das crianças com essa síndrome, observando o funcionamento de sua linguagem e apreendendo suas regularidades. A observação e coleta de dados se deu em um contexto de atendimento terapêutico semanal, na clínica-escola da UniCeub, de dois grupos com 3 e 5 crianças, respectivamente, do sexo masculino, na faixa etária de 6 a 12 anos, de diferentes classes sociais, por um período de 80 minutos em média por atendimentos, acompanhado por uma professoraorientadora e duas alunas estagiárias. Naquele processo de investigação, pôde-se conhecer, compreender, discutir e deslocar certas noções da Psicologia e das Ciências da Linguagem, tomando como base a Análise do Discurso da linha francesa, em um trabalho interdisciplinar, bem como questionar alguns referenciais teóricos e metodológicos que vêm sendo adotados para compreensão dos fenômenos psicológicos da Síndrome de Asperger. Para a compreensão da constituição dos sujeitos com essa síndrome, foi analisado uma característica definidora e marcante dela, a repetição. Verificou-se que esta não é apenas uma tomada da fala do outro, mas sim uma forma de interação utilizada por essas crianças. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 9970191.pdf.txt: 65875 bytes, checksum: 4b9400c59a794a8e3979d9a117806aea (MD5) 9970191.pdf: 138850 bytes, checksum: 7cff221c049ad781c82cc3017c2be87e (MD5) Previous issue date: 2004-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A repetição na linguagem do sujeito com Síndrome de Asperger | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2004-06 | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
9970191.pdf | 135.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.