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dc.contributor.advisorSchneider, Ciomarapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Thaís Costa Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:21Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:58:02Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:21Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:58:02Z-
dc.date.issued2009-07pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3096-
dc.description.abstractA presente monografia tem por finalidade contemplar estudos realizados nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Estimulação Precoce e Fisioterapia com crianças na faixa etária de um a três anos, portadoras de necessidades especiais, originárias de intercorrência no parto (anoxia neonatal) ou de alguma síndrome genética. Desde agosto de 2008, de forma integrada entre professores e alunos dos cursos de Psicologia e Fisioterapia do UniCEUB, no Centro de Formação – CENFOR, desenvolveu-se trabalho de estimulação precoce de crianças que apresentam dificuldades e ou atraso psicomotor. A estimulação precoce surgiu como especialidade clínica há aproximadamente quarenta anos, atuando sobre aspectos cognitivos, motores e afetivos na fase inicial do desenvolvimento da criança. O trabalho lúdico traz o estímulo – entendido neste caso como algo que incita e desperta o desejo –, para que a criança possa constituir-se como sujeito. Cada criança apresenta um determinado padrão de crescimento e amadurecimento e cabe ao profissional, seja ele psicólogo ou fisioterapeuta, respeitar e perceber o tempo de desenvolvimento do sujeito. A realização desse trabalho integrado entre duas áreas das ciências da saúde, ao tempo em que enriquece o estudo e a pesquisa, beneficia os pacientes, favorecendo o desenvolvimento de seus melhores potenciais. Uma vez que se consideram as crianças construtoras de conhecimento a partir de uma interação direta com os objetos ao seu dispor, quando surge uma dificuldade ou deficiência ocorre uma limitação, uma desvantagem neste processo de interação. A partir de um trabalho interdisciplinar, em parceria com a Fisioterapia, possibilitou-se o desenvolvimento das habilidades fundamentais do bebê, como as psicomotoras, minimizando o atraso e as seqüelas que poderiam surgir caso o bebê não recebesse essa estimulação, tanto da Fisioterapia como da Psicologia. O atendimento interdisciplinar permitiu estabelecer um olhar e uma escuta clínica mais apurados na detecção dos primeiros sinais que despertam alerta quanto a possíveis danos no desenvolvimento do bebê e, além disso, possibilitou a criação de condições favoráveis para a constituição do sujeito antes do estabelecimento de um quadro patológico, eis que uma intervenção posterior, após a estabilização do desenvolvimento neurológico da criança, seria muito mais limitada. Por meio dos resultados obtidos, constatou-se que a estimulação precoce auxiliou no desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças atendidas, destacando a evolução individual dos pacientes. No entanto, novas pesquisas, de maior amplitude, precisam ser realizadas, de modo a confirmarem-se – ou não – os resultados ora obtidos-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstimulação precoce-
dc.subjectDesenvolvimento psicomotor e interdisciplinaridade-
dc.titleO desenvolvimento psicomotor de bebês com necessidades especiais: uma parceria entre Psicologia e Fisioterapiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009-07pt_BR
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