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dc.contributor.advisorKlein, Flavio Antôniopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alison Barros dapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T15:45:00Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T21:04:19Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T15:45:00Zen_US
dc.date.available2013-05-09T21:04:19Z-
dc.date.issued2008-12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3325-
dc.description.abstractNos últimos anos o hardware gráfico se desenvolveu além de suas funções fixas. Hoje existem placas gráficas completamente programáveis; novos ambientes de programação estão sendo desenvolvidos através de linguagens de programação de rá- pida curva de aprendizado, como a linguagem CUDA. Nas placas gráficas mais modernas são encontradas centenas de unidades de processamento (unidades lógicoaritméticas), tornando possível distribuir o poder de processamento de forma a resolver problemas complexos que seriam impossíveis de resolver utilizando um único núcleo de processamento, devido ao tempo de execução. O paralelismo oferecido pela arquitetura SIMD (Single Instruction Multiple Data) e a maior flexibilidade nas linguagens de programação deste tipo de hardware abrem novas possibilidades de aplicação, fato que vem chamando a atenção da comunidade científica. Neste trabalho, será mostrado uma simulação do movimento browniano correlacionado, implementado no hardware Geforce NVIDIA 9800 GTX com a plataforma de desenvolvimento CUDA SDK 2.0. Usando este hardware é possível resolver, em paralelo, um ensemble de partículas descrito pela Equação de Langevin Generalizada (ELG), que é uma equação integro-diferencial estocástica. Como a ELG é equivalente a equação do movimento de Heisenberg para um operador quântico, e também a dinâmica Hamiltoniana clássica, ela é útil para modelar fenômenos dinâmicos de interesse em muitas áreas do conhecimento como: difusão anômala, circuitos nanoeletrônicos, escoamento em meios desordenados, condução anômala etc. Os resultados mostram uma aceleração de 27 vezes para o código executando em GPU em comparação com um código otimizado executando em um processador Intel Q6600. Com esse resultado, é possível concluir que usar hardware gráfico para simulação de processos estocásticos é uma excelente opção, permitindo a solução de sistemas maiores, aumento de precisão dos resultados, abrindo novas possibilidades de pesquisa.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T21:04:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20366856.pdf.txt: 70946 bytes, checksum: 40026b6769ccd0d6c623be2bc6e9645b (MD5) 20366856.pdf: 732193 bytes, checksum: 12b1501ae4b62dfa71409ad51427181e (MD5) Previous issue date: 2008-07en
dc.language.isoPt_brpt_BR
dc.subjectUnidade de Processamento Gráfico-
dc.subjectGraphics processing unit-
dc.subjectGPGPU-
dc.subjectHigh performance computing-
dc.subjectCompute unified device architecture-
dc.subjectCUDA-
dc.subjectMovimento browniano-
dc.subjectEquação de langevin generalizada-
dc.titleComputação de alto desempenho utilizando unidade de processamento gráficopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-12pt_BR
Appears in Collections:ENC - Graduação

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