v. 1, n. 2, 2. sem. 2010 : [22] Collection home page

ISSN 1984-2783

Apresentação

O caderno temático Projetos de Engenharia de Computação é o conjunto de resumos técnicos das pesquisas realizadas pelos alunos de final de curso da Engenharia de Computação sobre a orientação de professores e editado pela FATECS- Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Brasília –UniCEUB. Tem por objetivo divulgar a pesquisa realizada e incentivar a produção científica na graduação, servindo como amplo espaço de visibilidade das diversas técnicas e metodologias aplicadas.

São expostos resumos sobre os projetos desenvolvidos por alunos, hoje engenheiros de computação, sobre a orientação de professores do curso, que conseguiram trespassar a fronteira entre a ideia e a viabilização prática da mesma.

As publicações no Caderno se enquadram em, pelo menos um dos eixos temáticos que compõem sua linha editorial, de acordo com o projeto pedagógico do curso: automação e controle e redes de computadores, agregando conhecimentos em áreas como eletrônica digital, telecomunicações e sistemas computacionais.

O leitor tem a possibilidade de consultar no Repositório Institucional do UniCEUB o material completo do trabalho desenvolvido

Equipe Editorial

  • Reitor: Getúlio Américo Moreira Lopes
  • Presidente do Conselho Editorial do UniCEUB: Elizabeth Regina Lopes Manzur
  • Diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS: José Pereira da Luz Filho
  • Abiezer Amarilia Fernandes
  • Francisco Javier de Obaldia Diaz
  • Maria Marony Sousa Farias Nascimento

Endereço e contatos

Biblioteca Reitor João Herculino

SEPN 707/907 Campus do UniCEUB

Cep 70790-075 Brasília-DF

Fone: 61 3966-1349

E-mail:biblioteca@uniceub.br


Abertura de portas a distância via SMS

Autor: Adriano Vaz Borges

Orientador: José Julimá Bezerra Junior



Resumo

Este trabalho apresenta um sistema de abertura de porta à distância via SMS. Observado o problema encontrado especialmente com empresários e sua logística, o propósito é abrir portas, portões ou similares sem a necessidade da presença física no local. Com a automatização da entrada de pessoas em um determinado local se alcança vantagens tais como: economia de tempo, redução de gastos e oferecimento de maior segurança aos usuários do sistema, que pode ser usado em âmbito comercial. Baseando-se em uma tecnologia de integração entre módulo GSM, micro-controlador e sensores, o projeto abre fechaduras eletrônicas através de um SMS enviado por um celular com a devida senha. Controlado através de comandos em linguagem C e comandos AT, um micro-controlador faz a função de autenticação e comunicação entre todos os dispositivos. O sistema tem sensores para notificar ao proprietário a abertura da porta, até quando este não estiver autorizado à abertura, através de mensagens SMS. O protótipo criado nesse projeto foi devidamente testado, replicando uma verdadeira área de atuação.



Análise de propagação de sinais de Rádio Frequência em redes wireless utilizando cabos irradiantes com configurações diferentes em ambiente indoor

Autor: Alberto Lincoln Mattos Pellegrini

Orientador: Francisco Javier De Obaldía



Resumo

Este trabalho trata de uma configuração de comunicação que combina o uso de cabo irradiante com rádio móvel, porém, o foco principal está nas redes wireless. Atualmente existe uma grande variedade produtos wireless e serviços que utilizam diferentes métodos de elaboração das redes, que podem combinar diferentes tipos de tecnologia como cabos, antenas e até mesmo fibra óptica. O cabo irradiante é um cabo coaxial que contém orifícios que permitem a entrada e saída de sinais de Rádio Frequência. O objetivo geral deste projeto é medir e analisar o desempenho da circulação de um sinal, por meio de comparações teórica e prática entre duas redes WLAN indoor, onde são utilizados dois roteadores com diferentes potências de transmissão do sinal, assim como antena de fábrica e cabo irradiante. Os cálculos teóricos de perda de sinal apresentaram valores distintos àqueles das medições reais. A qualidade e espessura das paredes causaram uma atenuação maior do que a esperada. A perda do cabo irradiante foi tomada de acordo com as especificações do fabricante, e, assim, foram consideradas confiáveis. Pode-se concluir que o padrão de redes sem fio IEEE 802.11b apresentou um melhor desempenho quanto a perdas de potência de sinal na maioria das situações, mas mantendo a conexão. Em relação ao posicionamento do cabo irradiante, as perdas de potência de sinal de recepção foram menores em comparação com o posicionamento na horizontal. A hipótese de que o cabo irradiante ofereceria melhor potência do sinal de recepção mostrou-se falsa para o local onde os testes foram realizados.



Transferência de dados via rede elétrica baseado no protocolo X-10

Autor: Christian Ranier de Miranda Chagas

Orientador: Luís Cláudio Lopes de Araújo



Resumo

Este trabalho da disciplina de Projeto Final com a tecnologia que permite a transmissão de dados via rede elétrica que ´e baseado no protocolo de transmissão de dados chamado de X-10. Com essa tecnologia ´e possível enviar comandos/dados de um transmissor para o receptor através da rede elétrica. A tecnologia do protótipo envia um conjunto de 8bits através da rede elétrica utilizando a onda portadora de 60 Hz para poder transmitir somando a essa onda um sinal de 120KHz com o tempo de 1ms toda vez que a onda portadora passa por um eixo zero.



Circuito para regulagem de potência utilizando tiristor TRIAC e micro-controlador 8051

Autor: Fernando de Melo Maciel

Orientador: José Julimá Bezerra Junior



Resumo

Este projeto consiste em controlar a potência da carga de um circuito resistivo por meio de rotinas de programação em assembly, gravadas em um microcontrolador ATMEL AT89C4051 e disparos no gatilho do dispositivo de chaveamento de tensão, o TRIAC TIC246D. A carga resistiva é representada por uma lâmpada. O TRIAC é um dispositivo eletrônico que tem a finalidade de variar a tensão eficaz aplicada à carga mediante a aplicação de pulsos no gate desse dispositivo. A aplicação dos pulsos é controlada pelo microcontrolador. Este recebe informações da rede de energia elétrica e calcula o momento exato do disparo para uma dada potência requerida pelo usuário. A variação da potência pode ser constatada pela variação da tensão eficaz e, consequentemente, pela alteração no brilho da lâmpada.



Sistema controlador de iluminação de ambientes através de interface computadorizada

Autor: Gustavo Caetano de Almeida

Orientador: José Julimá Bezerra Junior



Resumo

Trata-se de um sistema de automação de iluminação para qualquer tipo de ambiente, tendo como meta reduzir o desperdício de energia elétrica e facilitar o controle da iluminação de locais distantes, que não precise de pessoas o tempo todo. Após implementar um sistema envolvendo um circuito inteligente conectado ao computador, o usuário pode controlar áreas ou individualmente cada ponto de energia elétrica em um ambiente determinado. O objetivo é propor uma maneira eficaz de controle da iluminação de ambientes, usando para isso uma interface que gere a integração e interação do gestor com todos os pontos de luminosidade do ambiente. É utilizado hardware disponível no mercado e já comum a todas as residências e empresas (computador) conectado à plataforma Arduíno (que utiliza micro-controlador Atmel Atmega328), circuitos controladores, ligado pela porta USB à central de comutação (PC), que por sua vez tem uma interface simplificada para execução dos comandos feita em software construído na linguagem de programação “PHP”.



Protótipo de uma impressora braille para uso doméstico

Autor: Gustavo Fontana Suzukawa

Orientador: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

O presente projeto tem por objetivo desenvolver uma solução integrada para os deficientes visuais quanto ao uso de um computador: um software transcritor de textos para o sistema Braille e uma impressora capaz de imprimir tais textos em relevo. O software foi programado com linguagem de programação Java e recebe textos em língua portuguesa com o intuito de transcrevê-los e enviar o resultado à impressora. Esta é responsável por receber comandos relativos a tal resultado para imprimir o texto transcrito anteriormente em uma folha de papel. A comunicação entre o software e a impressora é realizada por um micro-controlador ATmega2560 presente em uma placa Arduino Mega 2560, o qual recebe o resultado do texto, o interpreta e envia comandos para a impressora. Os testes realizados e os respectivos resultados apontam uma transcrição de textos fiel ao sistema Braille e impressões de boa qualidade, permitindo a leitura do conteúdo existente na folha. A partir de uma visão global percebe-se que o projeto cumpre as suas propostas e assiste aos deficientes visuais adequadamente.



Medidor para tanques ou reservatórios via pressão

Autor: Jean Matheus de Carvalho Camargos

Orientador: Thiago de Miranda Leão Toribio



Resumo

Esse projeto propõe a criação de um novo método para medição de nível, focando principalmente o ambiente industrial. O método proposto é capaz de medir via pressão qual a quantidade de água contida no interior de um tanque ou de um reservatório qualquer. Para isso, um protótipo foi construído com o objetivo de simular um tanque ou um recipiente. Esse tanque, que tem 25cm de largura, 25cm de comprimento e 35cm de altura, está ligado a alguns componentes que fazem a leitura e mostram o volume de água contida em seu interior. Um compressor de ar, um sensor de pressão (MPX4250AP), um micro-controlador (PIC16F876A) e um display de LCD são os principais componentes desse protótipo. O compressor de ar é utilizado para pressurizar o recipiente. O sensor de pressão é utilizado para capturar a pressão contida no interior do mesmo e transformar em um dado que possa ser lido pelo micro-controlador. O micro-controlador recebe os dados e faz os cálculos. Por fim, o resultado é apresentado no display de LCD.



Sistema antifurto integrado ao monitoramento de presença de crianças no interior de veículos utilizando GPRS

Autor: Leandro Borges Martins

Orientador: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Neste trabalho é apresentada uma proposta de um sistema de segurança veicular. A inovação apresentada neste projeto se deve ao fato de que o sistema proposto, não apenas detecta o furto do veículo através de uma mensagem SMS ou uma ligação ao proprietário de um automóvel, mas também, permite que seja detectado o possível esquecimento de uma criança ou animal no interior do veículo, evitando tragédias. A solução desenvolvida foi implementada utilizando um micro controlador, placa GPRS e chip GSM. Através do GPRS, foi possível o envio de informações via SMS ou mesmo efetuar ligações. A ferramenta utilizada para desenvolver a aplicação foi o Arduino Development Enviroment que é baseada na linguagem C.



Transformação da energia cinética de um fluxo de água em energia elétrica

Autor: Leandro Rosa Alves

Orientador: Thiago de Miranda Leão Toribio



Resumo

Este projeto visa gerar e coletar energia elétrica a partir da energia cinética de um fluxo de água com objetivo de aproveitar de um recurso natural com um imenso potencial devido a sua extensão e sem muita degradação ao meio ambiente. O projeto utiliza um gerador de pequeno porte, que é o principal elemento do projeto. O modelo do gerador utilizado é o 1R/20 da empresa “WEG” e tem como característica a necessidade de poucas rotações para gerar a tensão desejada. O projeto utiliza também um recurso mecânico de acoplamento, elevando o número de rotações, uma turbina do tipo “Pelton” com o fluxo cruzado. Uma lâmpada de pequena potência é utilizada para demonstrar a energia gerada, como evidência da eficácia do método. Como o projeto foi produzido em um modelo reduzido, o resultado esperado é a geração de energia elétrica com um pequeno fluxo de água e a junção de alguns métodos de engenharia para otimizar a utilização do recurso. Torna-se possível também analisar a possibilidade de se estimar o número de rotações da turbina e do gerador, assim como o ganho percebido nas rotações.



Implementação de redes de dispositivos domésticos com controle via TV digital e transmissão de dados via PLC

Autor: Leonardo Lima Cordeiro da Costa

Orientador: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

O homem sempre trabalhou para tornar suas atividades do dia-a-dia mais fáceis, seja criando novas tecnologias exclusivamente para este fim, ou aproveitando e aprimorando tecnologias existentes. Automação residencial consiste na aplicação destas tecnologias em residências com o objetivo de diminuir os trabalhos domésticos aumentando a qualidade de vida, a segurança, além buscar o uso racional dos recursos dentro de uma residência. A chegada da TV Digital aos lares trouxe uma enorme inovação na utilização do aparelho de TV, a interatividade. O telespectador passa a ter uma papel em frente a TV e suas ações, agora, causam diferentes reações graças a grande possibilidade de aplicações oferecidas pela interatividade. Assim, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um protótipo de automação residencial com o controle sendo exercido pelo telespectador, utilizando uma aplicação para TV Digital que é executada dentro de um set-top-box virtual de TV Digital. A aplicação foi desenvolvida dentro das normas da ABNT e se enquadra nos padrões do Sistema Brasileiro de TV Digital. O projeto utiliza os conceitos das linguagens Nested Context Language (NCL) e LUA, adotadas pelo Sistema Brasileiro de TV Digital, do middleware Ginga, todos responsáveis pela interatividade da TV Digital, e propõe a comunicação entre a TV Digital e o hardware controlador dos dispositivos domésticos por meio da rede elétrica, utilizando-se assim a tecnologia PowerLine Communication, comunicação pela rede elétrica.



Sistema de irrigação automatizado

Autor: Leonardo Mendes Santana

Orientador: Thiago de Miranda Leão Toribio



Resumo

O objetivo principal do projeto foi desenvolver um sistema de irrigação automatizado que pudesse agregar várias tecnologias e colocasse em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso, com o objetivo de tornar a vida do pequeno agricultor mais simples e contribuísse para o uso mais racional da água. O sistema usa um sensor de umidade do solo que capta essa umidade e é capaz de dizer se o solo está seco ou molhado, fazendo com que o mesmo só seja irrigado caso necessite realmente de água. Para desenvolvimento do projeto usou-se um microcontrolador PIC16F877A e uma válvula de solenóide de máquina de lavar que é acionada por um relé que está ligado ao PIC, que por sua vez aguarda a informação vinda do sensor de umidade do solo, desenvolvido para esta finalidade. A linguagem de programação utilizada foi o C.



Sistema para avaliar a efetividade do treinamento realizado na força de vendas da operadora VIVO

Autor: Luana Cristina de Sousa

Orientador: Flávio Antonio Klein



Resumo

Na situação competitiva presente entre as organizações, treinar e desenvolver colaboradores se tornou um fator fundamental de sucesso. Assim como as empresas encaram um cenário altamente competitivo, as várias áreas que as compõem também batalham para provar seu valor frente a seus dirigentes e, assim, obter os recursos fundamentais para sua manutenção e crescimento. Diante de uma realidade de constantes mudanças, cortes, reduções orçamentárias e pressão por resultados nas organizações provar que o investimento feito em treinamento causa impacto positivo nos resultados da organização torna-se um diferencial. Este projeto propõe a implementação de um sistema que permita avaliar a efetividade do treinamento realizado pela operadora de telefonia móvel Vivo para a força de vendas. Essa solução beneficiará a empresa que poderá eleger quais cursos serão avaliados visando identificar as melhorias necessárias em cada programa.



Sistema de controle remoto de tranca de porta via tecnologia GSM

Autor: Márcio de Andrade Mello

Orientador: José Julimá Bezerra Junior



Resumo

Motivado pelo crescente aumento da violência, principalmente a relacionada à invasão de residências e empresas, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema capaz de controlar remotamente, via chamada de telefone celular usando a tecnologia GSM, a abertura da tranca de uma porta. Esse sistema é capaz de armazenar informações sobre os horários de abertura da tranca de uma porta juntamente com as do solicitante dessa abertura e enviá-las ao administrador desse sistema via mensagem SMS. Para tanto, foram usados um kit de comunicação GSM/GPRS, um computador e um servo motor para a simulação de abertura da tranca e desenvolvidos um programa para a interação entre o celular do usuário e o sistema e um drive de controle para o motor que abre a tranca da porta. Para o armazenamento das informações foi utilizado o sistema gerenciador de banco de dados MySQL. A ideia do sistema é simples: existem dois tipos de usuários, o usuário comum, que para abrir a tranca da porta realiza uma ligação de um celular GSM, e o administrador, que gerencia todo o sistema, seja por meio de uma ligação de celular, seja pelo recebimento de informações via mensagem SMS dos eventos. Para a tranca da porta ser aberta, o número do telefone do usuário e os horários nos quais ele pode efetuar a abertura da tranca devem estar cadastrados no sistema. Foram feitos vários testes visando testar a robustez do sistema a falhas. Os testes mostraram que o sistema funcionou como projetado, ou seja, usuários foram capazes de abrir remotamente a tranca da porta nos horários permitidos, permissões de abertura da tranca foram negadas quando usuários não cadastrados no sistema ou que fizeram chamadas em horários não permitidos tentaram abrir a tranca da porta e o administrador recebeu todas as informações referentes aos eventos ocorridos. O sistema se portou de forma mais rápida que a esperada. Seu tempo de resposta médio foi calculado em 8 segundos e em todos testes o administrador foi informado dos eventos ocorridos em menos de um minuto via mensagem SMS. O sistema funcionou sem apresentar nenhum tipo de erro em todos os cerca de 80 testes realizados, superando com folga o requisito mínimo de atender 30 solicitações sem falhas.



Sistema de automação residencial para iluminação

Autor: Marco Aurélio de Souza

Orientador: José Julimá Bezerra Junior



Resumo

Este projeto apresenta uma proposta de um sistema de automação residencial para iluminação utilizando a tecnologia ZigBee. Para isso, um protótipo foi construído com o objetivo de simular o acionamento de uma lâmpada à distância. Os dispositivos CON-USBBEE e o RCON-HOMEBEE são os principais componentes do protótipo. A tecnologia ZigBee é utilizada para a comunicação entre essas duas placas, via radio frequência. O CON-USBBEE enviará através de um software de gerenciamento um comando para a placa RCON-HOMEBE, para acionar as lâmpadas. O computador é responsável pelo controle e monitoramento do sistema.



Sistema de controle de acesso via smart card com autenticação biométrica da impressão digital

Autor: Paulo Gabriel Ribacionka Góes de Araújo

Orientador: Marco Antonio de Oliveira Araújo



Resumo

Este trabalho visa a integração de duas tecnologias de controle de acesso já existentes. A intenção é proporcionar uma forma mais segura e eficaz de proteger um ambiente de acesso restrito. As tecnologias a serem integradas são smart cards e identificação biométrica da impressão digital. A solução foi desenvolvida com a utilização de um computador, um leitor biométrico, uma leitora e gravadora de smart cards e dois smart cards com suporte a tecnologia Java Card. O sistema permite cadastrar usuários, capturando sua impressão digital e os dados cadastrais, posteriormente o usuário é vinculado a um cartão inteligente. No momento da autenticação do acesso o usuário precisa fazer a verificação da impressão digital e apresentar o smart card. O acesso só é liberado se a digital estiver cadastrada no sistema e se o indivíduo for o portador legítimo do cartão. O diferencial do projeto está na unificação de tecnologias de segurança já contempladas. A posse de um cartão inteligente e a impressão digital constituem um controle de acesso baseado em dois fatores: autenticação baseada no que se possui e autenticação baseada nas características individuais.



Proposta de automação predial utilizando celular com tecnologia bluetooth

Autor: Paulo Henrique Martins Pimentel

Orientador: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Neste projeto, é demonstrada uma aplicação de automação predial utilizando Bluetooth. Uma interface com o usuário é estabelecida fazendo com que seja selecionada a opção desejada por este. A opção é enviada a um computador que recebe o dado, e então o envia pela porta serial. Um microcontrolador recebe o dado enviado, e dependendo do dado recebido, executará a ação desejada pelo usuário. Esta ação pode ser: ligar ou desligar um aparelho; abrir ou fechar um portão eletrônico etc. Neste projeto, o dispositivo a ser acionado é representado por um protótipo juntamente com um conjunto de LEDs.



Sistema de rastreamento de veículos para empresas de transporte utilizando navegação por satélite

Autor: Paulo Ueiner Moreira de Assis

Orientador: Miguel Archanjo Bacellar Goes Telles Junior



Resumo

A crescente integração de tecnologias aplicadas ao rastreamento de veículos está em clara expansão de funcionalidades. Esta integração de tecnologias possibilita o acompanhamento sistemático do posicionamento do veículo. A determinação deste posicionamento engloba alguns variados tipos de exatidão e a sua obtenção em intervalos de tempo previamente definidos. Este trabalho tem como objetivo a implementação de um sistema que forneça informações sobre o posicionamento de um veículo em um dado momento. O protótipo de sistema de rastreamento desenvolvido poderá ser adotado em empresas do ramo de transporte. Por intermédio de um módulo GPS integrado a um modem GSM as informações referentes ao posicionamento, velocidade e altitude do veículo obtidas são enviadas ao servidor através do serviço GPRS em um intervalo de tempo pré-definido. O servidor possui um IP fixo e uma porta liberada para que esta comunicação seja estabelecida. Um script PHP denominado "Importador de Dados" é o responsável pelo tratamento das informações e a alimentação da tabela inerente ao rastreamento, no banco de dados. Do lado do servidor, está instalado o sistema nomeado de iGeoRastreador, solução baseada em mapas sob demanda para viabilizar a tarefa de rastreamento de veículos. Há duas opções para que seja possível o rastreamento: Cumprimento de percursos previamente cadastrados para entrega de encomendas ou rastreamento livre, onde o veículo será acompanhado na central de monitoramento por um funcionário da empresa, apenas com o intuito de se ter controle sobre o deslocamento do mesmo. A solução proposta é implementada utilizando os recursos da linguagem PHP 5 e do SGBD Postgresql, para armazenamento das informações do sistema além de outras bibliotecas auxiliares.



Persiana residencial automatizada utilizando sensor de luminosidade

Autor: Rafael de Mello Alfarone

Orientador: Thiago de Miranda Leão Toribio



Resumo

Neste projeto é apresentada uma proposta de automação de persianas residenciais controlada por luminosidade. A maneira escolhida para essa automação foi o controle de um motor de passo por meio de um micro-controlador, que recebe informação de um sensor de luminosidade, o sensor utilizado é um LDR (Light Dependent Resistor). O projeto tem a função de abrir a persiana com a ausência de luz, fechar a persiana com a presença de luz e regular a angulação de acordo com a incidência da luz. Também foi desenvolvida uma maneira de acionar a abertura e o fechamento da persiana por meio de botões. Para o funcionamento do sistema é utilizado um motor de passo do tipo unipolar de imã permanente que está controlado por um micro-controlador modelo PIC16F876A, que também possui a função de receber informações do usuário. É utilizado um kit de desenvolvimento da ACEPIC, desse kit são utilizados Display de LCD, o clock externo e a gravadora.



Circuito controlador de disponibilidade de vagas em estacionamento

Autor: Renan Olguins Martins

Orientador: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

O projeto descrito neste trabalho propõe uma solução alternativa para a diminuição dos problemas encontrados em estacionamentos. Com o uso de tecnologias de detecção, identificação automática, é especificado no presente projeto como elaborar um sistema integrado que apresente maior conforto e segurança para os usuários e empreendedores nos estacionamentos dotados de tal sistema. O objetivo deste projeto é utilizar sensores reed-switch (sensores magnéticos) para identificar os veículos que param e saem de uma vaga no estacionamento, de modo a registrar esses dados em um banco de dados gerando relatórios. Em seguida, apresentar por meio de um painel (monitor), quais são as que estão ocupadas e disponíveis. Para detecção dos estados das vagas, é utilizado um sistema micro-controlado conectado a um computador central, onde é feito o gerenciamento do circuito. Este projeto mostra também um protótipo implementado do referido sistema em escala reduzida com equipamentos e metodologias de caráter acadêmico, porém que comprovam a eficácia na utilização das tecnologias indicadas e o seu grande potencial comercial.



Identificação e ponto de presença por etiqueta RFID

Autor: Rudolf Ullrich Guth

Orientador: José Julimá Bezerra Junior



Resumo

Busca-se, com este projeto, mostrar a importância e a necessidade das empresas se sentirem seguras em relação ao acesso de pessoas em suas dependências. Para tanto, faz-se necessário um mecanismo de controle deste acesso, mas que se mostre prático e que a relação custo benefício seja o indicador que servirá de elo entre os benefícios e as necessidades da implantação do projeto. Desenvolveu-se, sob esta ótica, o presente trabalho monográfico, cujo objetivo é mostrar como e porque agilizar e controlar o acesso de pessoas às dependências de uma empresa, garantindo mais segurança à empresa. O aspecto mais relevante do projeto consiste na ideia do uso de um cartão RFID que contenha as informações pessoais e profissionais dos funcionários. Com estas informações, quando o funcionário aproximar o cartão de uma leitora ele estará se identificando para o banco de dados da empresa que, ao reconhecê-lo, efetuará a abertura de uma fechadura eletrônica e o acendimento de um LED de cor verde, o que fará com que o ponto de entrada ou de saída da pessoa seja marcado. Caso seja recusado o cartão um LED de cor vermelha acenderá, indicando a recusa. Para esta solução, um banco de dados MySQL é utilizado como armazenador da identificação do cartão e dos horários e data de entrada e de saída do usuário. Foi desenvolvido, para o correto funcionamento, um algoritmo que interpreta a informação dada pelo computador ao circuito eletrônico e efetua a abertura da fechadura e o acendimento dos LEDs. Juntando todas as partes pode-se disponibilizar a agilidade e a segurança propostas inicialmente pelo projeto.



Aplicação Web de gerenciamento eletrônico de documentos com criptografia

Autor: Sebastião Fabiano Silva Costa

Orientador: Marco Antonio de Oliveira Araújo



Resumo

O propósito é desenvolver um sistema web capaz de armazenar documentos e gerenciá-los de forma que simplifique o processo de gestão das informações, utilizando mecanismos de criptografia, adicionando assim uma segurança maior para as informações gerenciadas. Será enviado por e-mail, a senha para descriptografar o documento, e no processo de pesquisa dos documentos utilizará filtros, como título do documento, assunto, data em que foi armazenado, características do documento.



Ajuda eletrônica à identificação de falsificação de notas de dinheiro

Autor: Sérgio Martins da Siva

Orientador: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

O estudo do RFID associado aos meios de controle de falsificação de notas de dinheiro buscando validar um modelo de implementação que explore ao máximo a tecnologia somatizando alternativas de mitigação no seu uso, especialmente em instituições financeiras. Atenuar a falsificação de cédulas tem sido um constante desafio das autoridades em se tratando de uma sociedade que caminha rumo a tecnologia de ponta, porém a sua realização ainda é uma tarefa árdua e gera desconfortos na população, desviando o agente falsificador do alvo, em virtude das várias técnicas encontradas para burlar as autoridades. O desenvolvimento desse projeto está baseado nos conceitos de controle de notas através do uso de etiquetas RFID. A proposta é o desenvolvimento de um sistema que utilize alguns aspectos computacionais para garantir o controle da veracidade das moedas circulantes de forma mais confiável aos usuários, causando o mínimo impacto na sociedade e disponibilizando maior segurança ao acesso das mesmas. O hardware necessário para o funcionamento do sistema é composto pelas etiquetas, ou transponders e os leitores de etiquetas, chamados de transceivers. O controle desses dispositivos é realizado pelo middleware, um conjunto de aplicações que controla os atributos de dados entre a etiqueta e a aplicação externa. Estes atributos são armazenados em um banco de dados, dentro de um raio de leitura predefinido e as etapas do sistema são realizadas sequencialmente, acessando o banco de dados e a configuração do emulador para realizar a leitura das tags, por meio de representação hexadecimal e validar as notas de dinheiro.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 22
Issue DateTitleAuthor(s)Type
2010Persiana residencial automatizada utilizando sensor de luminosidade-TCC
2010Sistema de automação residencial para iluminação-TCC
2010Implementação de rede de dispositivos domésticos com controle via tv digital e transmissão de dados via PLC-TCC
2010Medidor para tanques ou reservatórios via pressão-TCC
2010Protótipo de uma impressora Braille para uso doméstico-TCC
2010Circuito controlador de disponibilidade de vagas em estacionamento-TCC
2010Sistema de rastreamento de veículos para empresas de transporte utilizando navegação por satélite-TCC
2010Janela automatizada para smart houses com sensor de chuva e aviso por SMS-TCC
2010Sistema de controle remoto de tranca de porta via tecnologia GSM-TCC
2010Transformação da energia cinética de um fluxo de água em energia elétrica-TCC
2010Sistema controlador de iluminação de ambientes através de interface computadorizada-TCC
2010Identificação e ponto de presença por etiqueta RFID-TCC
2010Análise de propagação de sinais de rádio frequência em redes wireless utilizando cabos irradiantes com configurações diferentes em ambiente indoor-TCC
2010Sistema de irrigação automatizado-TCC
2010Sistema para avaliar a efetividade do treinamento realizado na força de vendas da operadora VIVO-TCC
2010Circuito para regulagem de potência utilizando tiristor TRIAC e microcontrolador 8051-TCC
2010Ajuda eletrônica à identificação de falsificação de notas de dinheiro-TCC
2010Sistema antifurto integrado ao monitoramento de presença de crianças no interior de veículos utilizando GPRS-TCC
2010Aplicação web de gerenciamento eletrônico de documentos com criptografia-TCC
2010Proposta de automação predial utilizando celular com tecnologia blutooth-TCC
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 22