Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPenna, Isabela Monteiroen_US
dc.date.accessioned2012-04-26T17:52:01Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T21:19:02Z-
dc.date.available2012-04-26T17:52:01Zen_US
dc.date.available2013-05-09T21:19:02Z-
dc.date.issued2010-06en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3437-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta as Histórias em Quadrinhos (HQ) como um gênero textual que pode auxiliar o ensino de Língua Estrangeira Moderna, no caso, a Língua Espanhola. Para tanto, apresenta-se, em primeiro lugar, onde e quando surgiram as HQ, seus momentos de consolidação e os de crise e o preconceito que este gênero enfrentou ao longo de sua história. Depois, apresentam-se o corpus do trabalho, que consiste na abordagem e análise de uma tirinha da escritora portenha Maitena Burundarena e a importância das HQ no ensino, tendo em vista a exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais perante o trabalho com todos os gêneros textuais que circulam na sociedade. Por fim, apresenta-se a abordagem qualiquantitativa utilizada na pesquisa para mostrar que as HQ podem ser utilizadas de maneira eficaz nas aulas de Língua Espanhola. A aplicação prática das HQ em sala de aula foi realizada em turmas do 2º ano do Ensino Médio de um colégio público do Distrito Federal. Exploram-se diversos aspectos e características típicas das HQ e os meios por onde circulam, que podem ser acessíveis aos estudantes. São apresentadas estratégias de leitura como auxiliares no entendimento das HQ e as várias possibilidades do uso deste gênero textual em sala de aula, sem serem vistas como um gênero ‘pobre’ ou ‘marginalizado’. Na aplicação da pesquisa, relata-se, ainda, a reação dos alunos diante das HQ e, em especial, dos estudantes do sexo masculino que tendem a considerá-la peculiar. Trabalha-se com teorias de diversos autores sobre como fazer as HQ serem vistas de maneira séria pelas escolas e pelos alunos.-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta as Histórias em Quadrinhos (HQ) como um gênero textual que pode auxiliar o ensino de Língua Estrangeira Moderna, no caso, a Língua Espanhola. Para tanto, apresenta-se, em primeiro lugar, onde e quando surgiram as HQ, seus momentos de consolidação e os de crise e o preconceito que este gênero enfrentou ao longo de sua história. Depois, apresentam-se o corpus do trabalho, que consiste na abordagem e análise de uma tirinha da escritora portenha Maitena Burundarena e a importância das HQ no ensino, tendo em vista a exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais perante o trabalho com todos os gêneros textuais que circulam na sociedade. Por fim, apresenta-se a abordagem qualiquantitativa utilizada na pesquisa para mostrar que as HQ podem ser utilizadas de maneira eficaz nas aulas de Língua Espanhola. A aplicação prática das HQ em sala de aula foi realizada em turmas do 2º ano do Ensino Médio de um colégio público do Distrito Federal. Exploram-se diversos aspectos e características típicas das HQ e os meios por onde circulam, que podem ser acessíveis aos estudantes. São apresentadas estratégias de leitura como auxiliares no entendimento das HQ e as várias possibilidades do uso deste gênero textual em sala de aula, sem serem vistas como um gênero ‘pobre’ ou ‘marginalizado’. Na aplicação da pesquisa, relata-se, ainda, a reação dos alunos diante das HQ e, em especial, dos estudantes do sexo masculino que tendem a considerá-la peculiar. Trabalha-se com teorias de diversos autores sobre como fazer as HQ serem vistas de maneira séria pelas escolas e pelos alunos.-
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2012-04-26T17:52:01Z No. of bitstreams: 1 20763828.pdf: 410518 bytes, checksum: 39c45fb21ee5b1ed9d047f0b32006130 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-04-26T17:52:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20763828.pdf: 410518 bytes, checksum: 39c45fb21ee5b1ed9d047f0b32006130 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T21:19:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20763828.pdf.txt: 93370 bytes, checksum: 282fd142147621be8009cdf23d91cc67 (MD5) license.txt: 346 bytes, checksum: 6440c47a50909adf871d5cc0caf0b4f9 (MD5) 20763828.pdf: 410518 bytes, checksum: 39c45fb21ee5b1ed9d047f0b32006130 (MD5) Previous issue date: 2012-04-26en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.titleAs Histórias em Quadrinhos (HQ) de Maitena como auxílio no ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna (LEM)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-04-26en_US
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20763828.pdf400.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.