Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3437
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Penna, Isabela Monteiro | en_US |
dc.date.accessioned | 2012-04-26T17:52:01Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T21:19:02Z | - |
dc.date.available | 2012-04-26T17:52:01Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T21:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2010-06 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3437 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta as Histórias em Quadrinhos (HQ) como um gênero textual que pode auxiliar o ensino de Língua Estrangeira Moderna, no caso, a Língua Espanhola. Para tanto, apresenta-se, em primeiro lugar, onde e quando surgiram as HQ, seus momentos de consolidação e os de crise e o preconceito que este gênero enfrentou ao longo de sua história. Depois, apresentam-se o corpus do trabalho, que consiste na abordagem e análise de uma tirinha da escritora portenha Maitena Burundarena e a importância das HQ no ensino, tendo em vista a exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais perante o trabalho com todos os gêneros textuais que circulam na sociedade. Por fim, apresenta-se a abordagem qualiquantitativa utilizada na pesquisa para mostrar que as HQ podem ser utilizadas de maneira eficaz nas aulas de Língua Espanhola. A aplicação prática das HQ em sala de aula foi realizada em turmas do 2º ano do Ensino Médio de um colégio público do Distrito Federal. Exploram-se diversos aspectos e características típicas das HQ e os meios por onde circulam, que podem ser acessíveis aos estudantes. São apresentadas estratégias de leitura como auxiliares no entendimento das HQ e as várias possibilidades do uso deste gênero textual em sala de aula, sem serem vistas como um gênero ‘pobre’ ou ‘marginalizado’. Na aplicação da pesquisa, relata-se, ainda, a reação dos alunos diante das HQ e, em especial, dos estudantes do sexo masculino que tendem a considerá-la peculiar. Trabalha-se com teorias de diversos autores sobre como fazer as HQ serem vistas de maneira séria pelas escolas e pelos alunos. | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta as Histórias em Quadrinhos (HQ) como um gênero textual que pode auxiliar o ensino de Língua Estrangeira Moderna, no caso, a Língua Espanhola. Para tanto, apresenta-se, em primeiro lugar, onde e quando surgiram as HQ, seus momentos de consolidação e os de crise e o preconceito que este gênero enfrentou ao longo de sua história. Depois, apresentam-se o corpus do trabalho, que consiste na abordagem e análise de uma tirinha da escritora portenha Maitena Burundarena e a importância das HQ no ensino, tendo em vista a exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais perante o trabalho com todos os gêneros textuais que circulam na sociedade. Por fim, apresenta-se a abordagem qualiquantitativa utilizada na pesquisa para mostrar que as HQ podem ser utilizadas de maneira eficaz nas aulas de Língua Espanhola. A aplicação prática das HQ em sala de aula foi realizada em turmas do 2º ano do Ensino Médio de um colégio público do Distrito Federal. Exploram-se diversos aspectos e características típicas das HQ e os meios por onde circulam, que podem ser acessíveis aos estudantes. São apresentadas estratégias de leitura como auxiliares no entendimento das HQ e as várias possibilidades do uso deste gênero textual em sala de aula, sem serem vistas como um gênero ‘pobre’ ou ‘marginalizado’. Na aplicação da pesquisa, relata-se, ainda, a reação dos alunos diante das HQ e, em especial, dos estudantes do sexo masculino que tendem a considerá-la peculiar. Trabalha-se com teorias de diversos autores sobre como fazer as HQ serem vistas de maneira séria pelas escolas e pelos alunos. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2012-04-26T17:52:01Z No. of bitstreams: 1 20763828.pdf: 410518 bytes, checksum: 39c45fb21ee5b1ed9d047f0b32006130 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-04-26T17:52:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20763828.pdf: 410518 bytes, checksum: 39c45fb21ee5b1ed9d047f0b32006130 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T21:19:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20763828.pdf.txt: 93370 bytes, checksum: 282fd142147621be8009cdf23d91cc67 (MD5) license.txt: 346 bytes, checksum: 6440c47a50909adf871d5cc0caf0b4f9 (MD5) 20763828.pdf: 410518 bytes, checksum: 39c45fb21ee5b1ed9d047f0b32006130 (MD5) Previous issue date: 2012-04-26 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinho | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua Espanhola | pt_BR |
dc.subject | PCN | pt_BR |
dc.title | As Histórias em Quadrinhos (HQ) de Maitena como auxílio no ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna (LEM) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-04-26 | en_US |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20763828.pdf | 400.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.