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dc.contributor.advisorMartins, Cátia-
dc.contributor.authorVillela, Shirley da Luzen_US
dc.date.accessioned2012-04-26T18:15:59Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T21:19:02Z-
dc.date.available2012-04-26T18:15:59Zen_US
dc.date.available2013-05-09T21:19:02Z-
dc.date.issued2010-12en_US
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3439-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa desenvolveu uma análise das normas gramaticais em relação aos gêneros masculino e feminino, com o objetivo de verificar como as regras estabelecidas sobre o emprego do gênero masculino diante de nomes biformes – selecionado para representar o conjunto expresso pelos gêneros masculino e feminino – podem reforçar a desigualdade entre homens e mulheres, ainda presente na sociedade brasileira contemporânea. Para tanto, foram analisadas as práticas sociais de emprego da norma padrão da língua escrita no Brasil, em um artigo da Constituição Brasileira de 1988, em textos de livros didáticos e em um editorial de grande circulação, tendo três manuais da língua portuguesa como referência teórica e os aspectos ideológicos como referência sócio-histórico-cultural das redes sociais. Foi possível constatar, a partir desta pesquisa, que o tratamento dado às questões de gênero, tanto pela norma quanto pelo uso sociointeracional da língua, corrobora para a manutenção dos aspectos sexistas, percebido em diferentes discursos presentes na sociedade: jurídicos, didáticos, midiáticos e normatizadores.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectLinguagem sexistapt_BR
dc.subjectNorma e interaçãopt_BR
dc.titleLinguagem sexista na Língua Portuguesa: norma e usopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-04-26en_US
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