Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3448
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | As dificuldades de professores e de alunos no ensino-aprendizagem da ortografia |
Authors: | Mendes, Ailanne Camargo |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lunguinho, Marcus Vinicius da Silva |
Abstract: | A ortografia é a parte da gramática de uma língua responsável pela escrita correta das palavras. Ela se baseia no padrão culto da língua, encontrado nas gramáticas normativas e nos dicionários. Tendo em vista o ensino da ortografia e, mais precisamente, as dificuldades encontradas nele, os professores enfrentam um problema que se agrava dia após dia, pois, muitas vezes, os alunos concluem os estudos sem dominar esse assunto. Este trabalho objetiva identificar as dificuldades no ensino-aprendizagem da ortografia da língua portuguesa encontradas por professores e por alunos de uma escola pública do Distrito Federal. A modalidade de pesquisa escolhida para tal fim foi a pesquisa qualitativa etnográfica. Os instrumentos de coleta de dados empregados foram a observação das práticas de sala de aula, questionários semiestruturados (aplicados aos professores e aos alunos) e documentos (textos produzidos pelos alunos e avaliações aplicadas pelos professores). |
Keywords: | Ensino de língua portuguesa Ortografia Pesquisa qualitativa |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3448 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Ailanne Camargo Mendes - As dificuldades de professores e de alunos no ensino-aprendizagem de ortografia copy.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.