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dc.contributor.advisorMaia, Ana Luiza Montalvãopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gilvania Alvespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:05:55Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T21:19:09Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:05:55Zen_US
dc.date.available2013-05-09T21:19:09Z-
dc.date.issued2005-11pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3462-
dc.description.abstractEntre o final do século XIX e início do século XX o Brasil estava passando por transformações sócio-políticos, tais como as teorias da nova interpretação da realidade; a fundação do Partido Republicano nacional após a Guerra do Paraguai; a decadência da monarquia brasileira; a campanha abolicionista a partir de 1850 que culminou com a Lei Áurea em 1888; o fim da mão-de-obra escrava e sua substituição por trabalho assalariado; a vinda de imigrantes europeus para a lavoura cafeeira e a economia mais voltada para o mercado externo, sem colonialismo. A manifestação literária em vigor nesta fase é o Realismo. Suas características estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo as idéias do Positivismo, do Socialismo e do Evolucionismo. Manifesta o objetivismo, como uma negação do subjetivismo romântico; o personalismo cede terreno ao universalismo; o materialismo leva a negação do sentimentalismo e da metafísica. O romance realista compreende duas manifestações literárias muito diferentes, que são o Realismo Naturalista e o Realismo Psicológico. Memórias póstumas de Brás Cubas, objeto de estudo da monografia, é uma das obras que marca o inicio do Realismo no Brasil. Pertencente a segunda a fase de Machado de Assis, conhecida também como fase matura, apresenta um humor refinado sutil, mesclado de ironia, de sarcasmo. Brás Cubas um defunto estrambótico – a ironia como tática de ação 7 Nesta segunda fase machadiana percebe-se a influência da literatura menipéia e da tradição luciânica. Machado de Assis as usa para trabalhar a ironia em suas obras. Escritor dedicado a problematização e ao questionamento da função da Literatura, Machado de Assis inova, em Memórias póstumas de Brás Cubas, a temática, a estrutura e a linguagem. Usa a ironia como recurso estilístico para criticar a sociedade e a elite do período.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIronia-
dc.subjectTradição luciânica-
dc.subjectCrítica social-
dc.titleBras Cubas: um defunto estrambótico: a ironia como tática de açãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-07pt_BR
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